Os prefeitos eleitos de vários municípios do Piauí participarão de um ciclo de encontros, onde serão orientados sobre diversas áreas de atuação, com vistas a uma melhor administração pública. Entre os palestrantes estarão auditores governamentais e o próprio chefe da Controladoria-Geral do Estado (CGE). O órgão é parceiro do grupo de gestão que teve a iniciativa do ciclo. O primeiro deles aconteceu no último dia 18 de outubro e o último será no dia 23 de novembro.
O evento abrangerá oito regiões, especificamente sendo realizados nos seguintes municípios: Picos (18/10), Campo Maior (25/10), Piripiri (26/10), Bom Jesus (31/10), Floriano (1º de novembro), São Raimundo Nonato (9/11), Água Branca (22/11) e Valença (23/11).
O chefe da CGE, Antonio Filho, destaca a importância de um encontro como esses para os gestores que foram reeleitos ou que devem assumir pela primeira vez uma prefeitura. Segundo ele, "é preciso que eles estejam atentos a áreas-chave de qualquer administração, para melhores resultados. Os prefeitos vão ter pela frente desafios variados. Exemplos são como obter recursos, firmar convênios, serem transparentes e comprovar seus gastos. Tudo isso tem que ser feito de maneira muito eficiente e esses encontros vão esclarecer como o trabalho tem que ser feito", comenta o controlador, que fará sua palestra nos próximos dias 25, em Campo Maior, e 26, em Piripiri.
O controlador explica ainda que esses municípios são carentes no tocante ao controle interno e que a experiência da CGE é importante para servir de espelho e, consequentemente, fortalecer essas prefeituras. "O Estado está crescendo em termos de controle, tendo em vista que hoje todas as exigências legais passam por isso, desde a licitação, aquisição, pagamentos, compras e à prestação de contas. Infelizmente, nem todos os municípios sabem como obedecer a todas essas questões e, por isso, esse ciclo chega em hora oportuna e para nós é uma alegria em participar, além de disponibilizar todos os nossos manuais para que eles possam saber exatamente o que fazer", assevera Antonio Filho.
Na oportunidade, o chefe da CGE afirma que também serão abordados os temas relativos aos convênios que são pactuados entre esses municípios e o Governo do Estado. "Serão mostrados quais os mecanismos do sistema de prestação de contas, para que qualquer entrave que exista seja resolvido. Isso evitará entraves para as futuras celebrações do Estado", acrescenta Antonio Filho, afirmando ainda que é desejo do governador expandir o processo de transparência para que qualquer cidadão, em qualquer parte do estado acompanhe as ações do Governo do Estado.
governodoestado