A viagem dos homens do Exército que vão viajar para garantir a segurança em 82 cidades do interior do Piauí teve de ser adiada devido à falta de recursos. O embarque das tropas estava marcado para esta sexta-feira , 05, mas até as 16:30h, os militares permaneciam no quartel do 25º Batalhão de Caçadores, no Centro de Teresina.
Estava previsto o deslocamento de 450 homens do 25º BC, 30 do 2º BEC (Batalhão de Engenharia e Construção) e outros 450 do 23º Batalhão de Caçadores (do Ceará). Sem recursos, o comando do Exército não havia como arcar com o aluguel dos ônibus, micro-ônibus e vans, que fariam o transporte das tropas.
De acordo com o tenente coronel Humberto Silva Marques, comandante do 25º BC, como o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) determinou o envio das tropas apenas na noite de ontem, (4, não houve tempo hábil para a liberação dos recursos e o planejamento da viagem.
“Às vezes nós chegamos atrasados e o juiz acha que a culpa é nossa, mas não é. A liberação veio em cima da hora e não houve como planejar como seria o nosso trabalho. Precisamos de R$ 560 mil para as despesas com alimentação, estadia, combustível e o aluguel de veículos, no entanto, até agora o dinheiro ainda não foi liberado”, afirma o militar.
Quarenta e cinco veículos serão utilizados no transporte das tropas. Alguns militares chegaram a ser liberados, pois não haveria condições para o embarque das equipes ainda nesta sexta-feira.
portalaz