Os mesários que irão trabalhar nas próximas eleições em Floriano-PI tiveram um treinamento nos dias 22 e 23 com profissionais ligados a Justiça Eleitoral local. Segundo o chefe de cartório da 9º Zona Eleitoral, Lívio Amorim, todas as informações necessárias para o desempenho de um bom trabalho foram repassadas, inclusive um manual para que todos estejam bem instruídos, houve também um treinamento com a urna eletrônica, que este ano será biométrica, ou seja, identificará o eleitor através da digital.
“É a primeira vez que Floriano vai votar com esse sistema implantado pela Justiça Eleitoral e a gente está fazendo esse trabalho exatamente para preparar os mesários, para qualquer eventualidade que possa acontecer”, disse Lívio (imagem camisa azul) citando como exemplo o caso do não reconhecimento da digital do eleitor.
O servidor ainda informa que caso o eleitor não seja reconhecido, não ficará sem votar e ressaltou, “o eleitor só não vai votar se o título dele estiver cancelado, ou seja, se ele não constar no cadastro da urna eletrônica, mesmo que a digital não seja reconhecida, ele é capaz de votar através de um código digitado pelo presidente da mesa receptora de votos”.
Para os mesários a única coisa nova é o reconhecimento da digital na urna. O processo de votação no dia 7 de outubro terá início das 8:00h da manhã e encerramento as 17:00h, mas para os mesários, as ações nas sessões eleitorais começarão as 7:00h. Se no horário estipulado pela Justiça Eleitoral para encerramento do processo de votação ainda houver eleitores nas filas, serão distribuídas senhas, mas os portões fecharão as 17:00h, pontualmente, finalizou.
Da redação
IMAGEM: piauinoticias.com