• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

Com o objetivo de atender à recomendação da Organização Mundial de Saúde e reduzir o risco de infecções, além da morte das crianças recém nascidas no Piauí, o deputado Flávio Nogueira Junior (PDT) apresentou Projeto de Lei na Assembleia Legislativa que institui no Piauí a Semana Estadual de Doação do Leite Materno.

 

A semana seria realizada, anualmente, a partir do dia 19 de maio, além de integrar oficialmente o calendário oficial de eventos no Estado do Piauí. Na ocasião, haverá atividades relacionadas ao tema, palestras, divulgação de material informativo, além de campanha institucional nos meios de comunicação para conscientizar a população no sentido de beneficiar os recém nascidos com a doação do leite materno,

 

O parlamentar defende ainda a celebração de convênios com os órgãos públicos durante a Semana de Doação do Leite Materno através de instituições públicas federais, os municípios e as entidades da sociedade civil.

 

Flávio Nogueira disse que o projeto busca garantir a sobrevivência dos bebês internados em UTIs neonatais, cujas mães não conseguem suprir com o leite materno seus filhos. A recomendação da OMS é garantir o leite materno, no mínimo, durante os seis primeiros meses para reduzir os riscos de infecções e mortes,

 

O projeto será colocado em discussão e votação, na Comissão de Constituição e Justiça e depois, se aprovado, irá ao plenário da Assembleia Legislativa. A meta da Maternidade Evangelina Rosa, em Teresina, é fazer coleta de 8 a 10 litros de leite diariamente. No momento são 53 doadores voluntários de leite na Evangelina Rosa para a nutrição desses menores que ocupam UTIs.

 

 

Alepi

piauinoticias