Ao longo dos últimos meses, o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Justiça (Sejus), vem investindo na melhoria das condições do sistema penitenciário do Piauí, proporcionando mais segurança para a população, além de oferecer condições dignas de trabalho para os agentes. Dentre as melhorias realizadas consta a ampliação do número de vagas nas unidades prisionais do Estado, bem como a recuperação de alguns espaços e a implantação de programas sociais entre os detentos.
Durante a reunião de monitoramento realizada no Palácio de Karnak, na última segunda-feira (13), o secretário estadual da Justiça, Henrique Rebelo (foto), apresentou as principais metas do órgão para os próximos meses, as quais se concentram em quatro vertentes. São elas: ampliação do número de vagas no sistema penitenciário, encaminhamento de projetos sociais para o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), reintegração social dos internos e a capacitação de agentes penitenciários e servidores da Secretaria da Justiça.
“Na penitenciária de São Raimundo Nonato, por exemplo, os procedimentos de segurança são seguidos de forma rigorosa, tornando a unidade prisional em exemplo para as demais, assim como para unidades de outros estados”, ressalta Henrique Rebelo, ao comentar que a penitenciária citada possui capacidade para abrigar 130 detentos. No entanto, opera com apenas 116 pessoas.
Dentre as ações executadas pela Sejus estão a recuperação do prédio da Penitenciária de Esperantina, com investimentos que ultrapassam a soma dos R$ 130 mil, assim como a reforma e ampliação da estrutura física das Unidades Básicas de Saúde da Casa de Custódia e Irmão Guido. A capacitação dos agentes penitenciários e servidores do órgão também foi outro segmento priorizado durante este ano. Nesse contexto, foram executados cursos de qualificação profissional de informática, introdução à sociologia da criminalidade, entre outros.
A conclusão das obras de reforma da Casa de Custódia, incluindo a construção de dois pavilhões de segurança máxima, construção da Casa de Detenção Provisória de Altos e a construção da cadeia pública de Parnaíba e da cadeia pública de Floriano são algumas das metas da Secretaria Estadual da Justiça para os próximos meses.
Piaui
IMAGEM: piauinoticias.com