• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

piauigraos1382012Mesmo com a seca que assola grande parte de seu território, comprometendo principalmente as culturas de milho, arroz e feijão, o Piauí deverá ser o único estado do Nordeste a apresentar crescimento na produção de grãos na safra agrícola 2011/2012.

 

De acordo com o 11º levantamento da safra brasileira de grãos, o penúltimo sobre a safra atual, divulgada no fim de semana pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a produção piauiense apresentou um crescimento de 0,9% em relação à safra passada. No levantamento de julho, a estimativa era de um crescimento de apenas 0,2%.

 

Faltando apenas um levantamento para o fechamento da safra agrícola, a Conab estima uma produção de 2,283 milhões de toneladas de grãos, um pouco acima dos 2,262 milhões, para uma área plantada de 1,157 milhão de hectares.

 

O mesmo documento revela que a produção de grãos no Nordeste deverá cair cerca de 22%. Na Bahia, a estimativa é de uma produção 13,4% menor; no Maranhão, as perdas podem chegar a 13,2%. Nos dois estados, a área plantada encolheu.

 

No Piauí, a soja se mantém como o carro-chefe da produção agrícola. Na safra deste ano, o crescimento registrado até o momento chega a 11,1%. Foram colhidas nos cerrados 1.271 milhão de toneladas, numa área plantada de 447,3 mil hectares.

 

 

Governo do Estado