• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

dom jacintoO arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito (foto), reiterou que os padres que assumirem cargos políticos ficarão temporariamente suspensos de suas funções na Igreja Católica. O religioso aconselhou a população a analisar cada candidato e votar com consciência.

 

"A suspensão das funções dos padres que acham que devem assumir cargos políticos acontece porque o sacerdote deve preservar a questão de ser homem de unidade, não de divisão. E o partido político divide", explicou o arcebispo em entrevista.

 

Dom Jacinto destacou que a Igreja Católica já divulgou uma cartilha orientando sobre as eleições, tanto relacionadas aos candidatos, quanto aos eleitores. "Primeiramente o cristão deve olhar o perfil do candidato como alguém que esteja a serviço do povo. O voto deve partir de uma conscientização", alertou.

 

Há 90 dias à frente da Arquidiocese de Teresina, Dom Jacinto ressaltou o perfil da sociedade. "Já constatei que essa arquidiocese é bela e o braço da igreja está muito presente nesta sociedade. Aqui, o que me chama atenção é o acolhimento, a fé e a mobilização da juventude", disse.

 

Para Dom Jacinto, pelo menos três mil jovens de Teresina estarão presente na Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá em julho do próximo ano. "Temos este grande evento se aproximando e os jovens de Teresina estão demonstrando muito interesse em participar", completou.

 

Ainda sobre juventude, o líder religioso enfatizou que está havendo um renovado interesse dos jovens pelo sacerdócio. "Estamos percebendo uma mudança de foco. Os jovens que procuram a igreja para serem padres, estão mais realistas, pois sabem que vai exigir doação", refletiu.

 

Ações da Arquidiocese

Dom Jacinto afirmou que visitará os municípios de Oeiras, São Raimundo Nonato e Picos na próxima semana, juntamente com o padre Tony Batista. "O objetivo é analisar a situação dessas arquidioceses, que são as mais sofridas. Queremos compartilhar o que temos com os mais necessitados", explicou.

 

O Arcebispo de Teresina disse ainda que o trabalho dos três últimos meses foi de ambientação. "Estamos nesse processo crescente e gratificante de conhecimento e imersão, para crescermos juntos", finalizou.

 

 

cidadecerde