• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

 

oscarsiqueira582012O vice-prefeito de Floriano-PI, bioquímico e professor Oscar Siqueira Procópio (foto), agora desfiliado do PTB, partido que no município florianense que é presidido pelo prefeito Joel Rodrigues, cedeu uma entrevista exclusiva ao piauinoticia.com após a confirmação da sua saída do Partido Trabalhista Brasileiro.  O líder político falou de outras questões e mostra o conteúdo do documento que confirma a sua saída do PTB


Veja a entrevista


PN – Depois da polêmica saída do senhor da disputa da pré-candidatura a prefeito de Floriano-PI pelo PTB, muita coisa mudou no cenário político local. Hoje, 1º de agosto, o senhor  poderia dizer o verdadeiro motivo da sua substituição pelo pastor Almir Reis?


Oscar Procópio - Não! Em nenhum momento fui comunicado pelo presidente do PTB sobre os motivos que o levou a tomar tal atitude. Se fui retirado do processo da forma que aconteceu, esse motivo deve ser muito forte, pois não é por pouca coisa que se trata um amigo que durante vinte anos se dedicou fielmente a uma pessoa, ajudando-o a se projetar politicamente, tornando-o prefeito de uma cidade importante como Floriano-PI. Uma pessoa que era pobre, humilde e que quando tinha poucos ao seu redor, sabia e reconhecia a minha importância. Mas eu sempre desconfiei de que o Prefeito tinha receio de que eu me projetasse e me tornasse uma liderança forte.  Mesmo assim, não me arrependo de nada que fiz por ele, pois fiz por vontade própria. Fica, pelo menos, mais uma grande lição para mim. Mas Deus sabe o que faz.  Agora é seguir em frente com a mesma firmeza de caráter e dignidade.


PN – Qual é de fato a situação do Senhor em relação ao partido, ainda pertence ao PTB?


Oscar Procópio – Não! Depois de tudo que aconteceu eu não teria a menor condição de permanecer neste partido, convivendo com aquele pequeno grupo que armou tudo contra mim.  Já entreguei o meu pedido de desfiliação, tanto a presidência do partido quanto a justiça eleitoral. E agora, o momento é outro.  

 


PN – Como está sendo ser vice-prefeito agora rompido com o prefeito?


Oscar Procópio – O trabalho de um vice-prefeito depende muito dessa relação com o prefeito. Durante esses anos, procurei contribuir da melhor forma possível com a administração. Como fui literalmente expulso da equipe sem direito a nada e meus assessores (quatro) foram imediatamente demitidos, o gabinete do vice agora é a rua. Mas continuo sendo Vice-Prefeito de Floriano, com muito orgulho.

 


PN – O Senhor fez uma opção pelo candidato do PSDB. Como avalia a campanha do Enéas Maia neste primeiro momento?


Oscar Procópio -  Fiz opção pela candidatura do Enéas e Ana Cleide, por acreditar ser a que se apresenta com a melhor proposta para Floriano. Na impossibilidade de ser candidato a prefeito dessa cidade, pretendo continuar trabalhando para vê-la crescer, se desenvolver e propiciar melhores condições de vida para o nosso povo. E Enéas é um jovem capaz, determinado, sem vícios que certamente promoverá a mudança que Floriano tanto necessita na forma de se fazer política e também com um novo modelo de gestão. Em nossas caminhadas, reuniões e visitas, percebemos a grande receptividade das pessoas o que demonstra que o povo de Floriano está assimilando bem nossa proposta inovadora com perspectivas de melhores dias para a Princesa do Sul.  E este é um momento de fundamental importância para todos nós. Daí a necessidade de fazermos uma reflexão profunda sobre as três candidaturas propostas. É o destino de Floriano que está em jogo.


PN – Algo mais a externar nessa entrevista professor Oscar Siqueira.


Oscar Siqueira – Aproveito esta oportunidade para agradecer. Agradecer principalmente a Deus que se fez muito presente em minha vida nestes dias difíceis. Agradecer aos funcionários da Prefeitura pela convivência amiga e fraterna. Aos amigos Edilberto Araújo, Honorato Sérgio, e Pinguim, entre outros que com firmeza e muita personalidade souberam dizer não a atitude do Presidente do PTB, a minha família, como também aos florianenses que foram e estão sendo muito solidários comigo.  

 

Conteúdo do ofício enviado ao presidente do PTB local, prefeito Joel Rodrigues.


                        ILMO SR.  PRESIDENTE  DO  PARTIDO   TRABALHISTA BRASILEIRO(PTB) – FLORIANO – PIAUÍ
                         JOEL RODRIGUES DA SILVA

 

                         Assunto: DESFILIAÇÃO PARTIDÁRIA

 

                                              Sr. Presidente,
                     Eu, OSCAR SIQUEIRA PROCÓPIO, brasileiro, casado, portador de Título de Eleitor nº 016571681511, Zona 009, Seção 002, venho por meio deste, solicitar a minha DESFILIAÇÃO junto ao PARTIDO TRABLHISTA BRASILEIRO (PTB) ao tempo em que justifico esta minha decisão em virtude dos fatos ocorridos, relatados a seguir:


1)    Durante o período em que fui filiado ao partido, segui rigorosamente o estatuto do mesmo, participando de forma efetiva na organização e crescimento do PTB Floriano.


2)    Depois de uma criteriosa avaliação fui escolhido entre 06 (seis) nomes do Partido como pré-candidato a Prefeito de Floriano - decisão esta acatada pelos 10 (dez) partidos que faziam a composição da base aliada - e apresentado em uma solenidade que reuniu mais de mil pessoas na quadra da Ibiapaba, no dia 06 de Fevereiro de 2012, fato esse noticiado na imprensa local e estadual.


3)    Em seguida, realizamos um trabalho de organização de campanha, quando aconteceram várias reuniões e contatos com lideranças políticas e comunitárias e de várias entidades representativas, com a finalidade de consolidar meu nome através de alianças e também para a elaboração de um Plano de Governo, o que de fato aconteceu.


4)    No dia 23 de Junho, realizamos uma reunião no Clube do Armazém Paraíba, com a presença de aproximadamente 600 (seiscentas) pessoas entre filiados do PTB, de partidos aliados e simpatizantes, com a finalidade de organizar e mobilizar o grupo para a realização da Convenção que aconteceria no dia 29 de Junho. Na ocasião, o Presidente do PTB, Prefeito Joel Rodrigues, mais uma vez destacou a importância da minha candidatura e frisou até que eu seria um prefeito melhor do que ele, pois tinha experiência, lealdade de 20 anos e que iria contar com ele para ajudar a administrar Floriano.


5)    Todas as providências foram tomadas para a realização da Convenção que homologaria o meu nome como candidato oficial a prefeito de Floriano. Convites, clube, decoração, som, amigos e familiares já presentes na cidade... e eis que na véspera da Convenção (28/06), mais precisamente às 16:30h quando assistia a uma missa, fui surpreendido com uma mensagem via celular que eu não seria mais o candidato a prefeito indicado na Convenção o que me causou um profundo constrangimento e desconforto total perante a comunidade florianense.


6)    Ressalto ainda que em momento algum fui comunicado de tal decisão por parte do presidente do meu Partido, inclusive, até o momento em que estou redigindo este requerimento não recebi nenhum esclarecimento - a não ser de suposições emitidas pelas vozes da rua - dos verdadeiros motivos de tão brusca, violenta e desrespeitosa atitude.


7)    Diante dos fatos, por princípios que sempre nortearam a minha vida, como caráter, lealdade, respeito ao próximo..... vejo-me impossibilitado de permanecer filiado a um partido que, visando somente interesses individuais e de pequenos grupos, se desvia de princípios éticos, morais e cristãos, e que foi capaz de promover  este ato traiçoeiro e covarde, expondo-me a uma situação ridícula, provocando sérios danos morais que afetaram não só a mim, como também a minha família, meus amigos e o povo de Floriano que soube demonstrar a sua indignação em relação a atitude do Presidente do PTB, prefeito Joel Rodrigues e de seus assessores pessoais diretos.

 

                               Informo que requerimento de igual teor será encaminhado ao Juiz Eleitoral da 9ª Zona Eleitora de Floriano – Piauí.
                               Certo de Vosso pronto atendimento, apresento protestos de estima consideração.


                                                                                          Floriano (PI), 10 de Julho de 2012.
                                           

                                                            Atenciosamente,
                                                OSCAR SIQUEIRA PROCÓPIO

 

 

Da redação

IMAGEM: Assessoria do vice-prefeito