Os municípios com menos de 50 mil habitantes têm até 30 de junho para enviar ao Ministério das Cidades, em Brasília, o Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS). Segundo o diretor geral da Agência de Desenvolvimento Habitacional (ADH), Gilberto Medeiros, o município que não apresentar seu PLHIS fica impedido de receber verba do governo federal para a área de Habitação.
Gilberto Medeiros explica que o Piauí é o segundo Estado com maior número de contratações no Programa Minha Casa, Minha Vida 2 Sub 50, totalizando 8.850 unidades habitacionais contemplando 217 municípios. Entretanto, os recursos só serão liberados de acordo com a apresentação do PLHIS de cada prefeitura. “Essa é uma exigência do Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social”, afirma.
Alguns municípios que foram contemplados através da ADH estão buscando informações para não perder esse prazo, é o caso de Nova Santa Rita, que foi beneficiada com 40 unidades habitacionais. “Queremos saber da tramitação do processo e os demais procedimentos para garantir essas casas”, declara o controlador geral do município, Denis Cesar.
Leilão
Aconteceu, nessa terça-feira, 29, em Brasília, o leilão público para os bancos privados habilitados que irão trabalhar na operacionalização do Programa Minha Casa, Minha Vida 2 Sub 50, a divulgação oficial acontecerá no dia 4 de junho, permitindo, dessa forma, a divisão de recursos junto às financeiras que irão atuar em cada região.
Governo do Estado