O número de municípios piauienses com situação de emergência reconhecida pelo Ministério da Integração Nacional sobe agora para 62. O Ministério divulgou, na manhã desta terça-feira, 29, o reconhecimento de mais nove municípios piauienses. A quantidade de cidades reconhecidas ainda é menor do que o levantamento da Secretaria Estadual da Defesa Civil, que contabiliza 122 municípios em situação de emergência no Estado.
Os municípios ficam localizados no Semiárido piauiense e sofrem com problemas de estiagem desde o ano passado. O Governo do Estado tem trabalho de forma intensiva, através da Defesa Civil, para minimizar os problemas causados pela seca.
O Ministério já divulgou a liberação de R$ 4.736.842,00 para o Estado, que será liberado em parcelas. Será antecipada a liberação de R$ 1.184.210,50, que será utilizado para a compra de equipamentos, a serem utilizados em poços na região do Semiárido, limpeza de barragens e pagamento de carros-pipas.
Empréstimos
O Banco do Brasil anunciou a destinação de até 7,5 bilhões em linha de crédito para a população das cidades onde foi reconhecida a situação de emergências. No país várias cidades estão em situação de emergência causada pela seca ou o excesso de chuva.
O empréstimo será financiado pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Os juros serão de longo prazo (TJLP) e os estados que contraírem o empréstimo terão o prazo de até 22 anos para efetuar o pagamento e uma carência de sete anos.
Os empréstimos para serem aceitos devem ser destinados para investimentos produtivos e melhoria de infraestrutura, vedado o financiamento a despesas correntes ou dívidas não contraídas na própria instituição concedente.
Governo do Estado