Técnicos do Instituto de Terras do Piauí (Interpi) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) começam nesta quinta-feira, 24, o trabalho de regularização fundiária de 850 imóveis localizados em cinco municípios da região do Vale do Canindé.
O objetivo é regularizar todos os imóveis pertencentes ao patrimônio imobiliário do estado que estão em situação de regime de posse, com a emissão do título de propriedade. Serão regularizados imóveis nos municípios de Floresta do Piauí, Santo Inácio, São Francisco, Colônia e Francisco Ayres.
O trabalho vai permitir a atualização de dados junto aos registros imobiliários, convalidação de títulos provisórios emitidos, georreferenciamento, via determinação de coordenadas, cadastramento de todas as áreas do Sistema Nacional de Cadastro Rural, levantamento ocupacional das unidades familiares, realização do diagnóstico fundiário da região e atualização e inclusão de dados na base cartográfica do Interpi e do INCRA.
A regularização fundiária vai proporcionar a valorização das terras na região do Vale do Canindé, resolvendo os conflitos fundiários e protegendo o meio ambiente. Vai permitir também a construção da cidadania e da justiça no campo, a promoção do desenvolvimento socioeconômico da região e a concessão de alternativas para reassentamento de famílias.
Governo do Estado