• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

veredaaO Resgatando a Cidadania, um dos projetos importantes executado com êxito, em 2011, no sistema prisional do Piauí, foi realizado nessa quarta-feira, 16, na Penitenciária Gonçalo de Castro Lima, Vereda Grande, na cidade de Floriano.

 

O projeto tem como objetivo fornecer a documentação civil aos detentos e garantir acesso aos benefícios a eles assegurados. Durante todo o dia, os presos puderam tirar Carteira de Identidade e Trabalho, além de receberam orientações sobre benefícios como Bolsa Família, Auxilio Reclusão, Previdência Social, como também Assessoria Jurídica através da Defensoria Pública de Floriano. Ao final, 213 atendimentos foram realizados.

 

O projeto executado pela Secretaria Estadual da Justiça, em parceria com diversos órgãos municipais, estaduais e federais aconteceu em 2011 em todas as unidades penais da capital e, em 2012, será realizado em todos os presídios do interior do Estado.

 

Nas quatro etapas realizadas nos presídios da capital (Colônia Agrícola Penal Major César Oliveira, Casa de Custódia, Penitenciária Irmão Guido e Penitenciária Feminina de Teresina), foram atendidos aproximadamente 410 detentos. “O fato de a pessoa ser mantida presa não exclui o acesso aos seus direitos básicos. Nosso principal objetivo é garantir acesso a estes direitos”, explicou Rosângela Queiroz, diretora de Humanização e Reintegração Social da Sejus.

 

O Resgatando a Cidadania aconteceu em Floriano através da parceria entre Secretaria Estadual da Justiça, Defensoria Pública, Secretaria Municipal da Assistência e Desenvolvimento Social, INSS, Sine, Secretaria da Segurança Pública e Secretaria da Assistência Social e Cidadania (Sasc). As próximas etapas do projeto acontecerão nas cidades de Bom Jesus, Esperantina e Parnaíba.

 

governodopi