A movimentação na comunidade Peniel, um centro de recuperação para dependentes químicos que funciona na zona rural de Floriano-PI, a cerca de 14 km, começou cedo no último domingo, 13, quando os coordenadores do projeto estavam celebrando um ano de fundação da Comunidade Terapêutica Peniel que vem sendo mantida pela Igreja do Evangelho Quadrangular com apoio de parceiros (empresários) e alguns familiares dos internos. Durante a semana muitas reuniões foram realizadas para que os cerca de 40 internos recebessem seus familiares para as comemorações pelo primeiro aniversário do centro, bem como, pela data do Dia das Mães.
Por volta das 8:00h algumas pessoas que são parentes dos internos: esposas, filhos e filhas, sogros e sogras, genros e muitas mães começavam a movimentar a Casa de Recuperação. O almoço na data festiva foi promovido por uma das mães de um dos internos que acaba de completar sete meses de tratamento, mais houve a colaboração de outras pessoas que estavam presentes. O período de sete meses é o que a coordenação da casa considera suficiente para uma primeira etapa de cuidados especiais com aquelas pessoas que estão procurando sair do mundo das drogas e viver socialmente com a comunidade e familiares.
A programação foi definida com batizados de algumas das pessoas que estão em tratamento, depoimentos de participantes, pronunciamentos de coordenadores do projeto, momentos de orações e muita emoção, por parte de internos e seus familiares. O almoço comunitário foi servido já no começo da tarde. A noite teve continuidade a programação festiva num culto que se realizou no templo da Quadrangular que fica num trecho da Avenida Dirceu Arco-cerde (rodovia BR 343), bairro São Borja.
No final da celebração religiosa o pastor João de Deus, líder da Igreja convidou os internos da Peniel para o altar e fez homenagens aos mesmos com momentos de oração. Quatro dos participantes foram homenageados pela conclusão do tratamento e receberam certificados, medalhas e camisetas.
“Hoje alguns dos nossos meninos estão concluindo um período do tratamento, estão firmes, no entanto, estaremos fazendo um acompanhamento desse tratamento fora da Comunidade Peniel”, disse o coordenador do projeto pastor Antonio Oliveira, quando em seguida, anunciou que um grupo de pessoas de um outro estado da Federação visitou a localidade Vereda Grande dos Lima, onde fica a Comunidade Terapêutica e anunciou a doação de dez computadores para aulas e prática da informática entre o grupo em tratamento.
A Peniel já conta com oito aparelhos de computadores e com essa doação os internos terão um número bem maior, 18 no total. As ações que vem se desenvolvendo na Comunidade chegaram ao conhecimento dos doadores dos aparelhos de informática, através de notícias veiculadas na internet, por meio dos portais locais, disse o pastor Antonio.
Da redaçao
IMAGENS: Peniel