• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

diasEm entrevista a um jornal desta segunda-feira,  7, o senador Wellington Dias (PT) falou do programa Brasil Maior, do qual é relator, que visa fortalecer a economia nacional. Ele também demonstrou estar preocupado com a greve dos professores do Estado e falou sobre a intervenção no diretório teresinense da sua legenda.

O parlamentar explica que o Brasil Maior é um projeto criado através das Medidas Provisórias 563 e 564, publicadas no dia 4 de abril do Diário Oficial da União, que criam incentivos para implantação de mais indústrias e comércios, além de incentivos de financiamentos subsidiados a juros baixos.

 

“O que estamos tentando fazer é gerar mais incentivo nas regiões de baixa renda per capita. Isso vai estimular as regiões que têm grande potencial e não tem desenvolvimento, como o Piauí”, explica. De acordo com a proposta, quanto menor a renda per capita de uma região, mais ela irá conceder incentivos. Segundo Wellington Dias, as MPs devem ser votadas até o dia 19 deste mês.

 

Professores

O senador afirmou que está tentando ajudar nas negociações do Governo do Estado com os professores, em greve há 70 dias. Ele diz que já conversou com o governador Wilson Martins e está tentando viabilizar uma forma de o Ministério da Educação enviar verbas para o Piauí, ainda que através do Fundeb não seja possível.

 

“Fui ao ministro (Aloízio) Mercadante e falei da dificuldade do Piauí. Ele perguntou uma saída, e, eu já havia conversado com o governador que me disse que tinha interesse de retomar as ajudas do MEC. A sugestão é fazer convênios com que tudo que seja despesa do Estado, como construção de escolas para liberar os recursos. Hoje vamos ter uma reunião técnica para consolidar a proposta e tratar desse tema. Espero que o ministro dê sinal verde para ajudar o Piauí em R$ 40 milhões”, explica.

 

cidadeverde