• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

A comissão de professores estaduais que negocia o fim da greve da categoria resolveu acampar no gabinete da Secretaria de Educação e Cultura do Piauí (Seduc). A classe está aguardando a chegada de Wilson Martins, que está em viagem pelo interior. Os professores chegaram a pedir "quentinhas" e até almoçaram no local. O governador deve chegar por volta das 18:00h desta sexta-feira, 04. Os professores estão reunidos e acampados na sede da pasta desde as 11:00h de hoje. Eles reivindicam reajuste linear de 22% para toda a categoria.

 

“O piso nacional está garantido, assim como reajuste de 8%. Agora, a reivindicação de 22% é muito alta. Tem que ser analisada com cuidado. Nenhuma categoria de trabalhadores brasileiros recebeu algo nesse sentido nesse ano”, disse Átila Lira, secretário da Seduc. De acordo com o gestor, todo o governo está empenhado para negociar com os professores e por fim a greve, que já dura 70 dias. Caso o movimento de paralisação não seja suspenso nos próximos dias pode prejudicar o ano letivo da rede estadual de ensino.

 

“Já está definido que teremos que acrescer as jornadas das aulas durante a semana e também os professores terão que repor aulas durante o final de semana. Esse é o planejamento da Secretaria”, explica o gestor da Educação do Estado.

 

O movimento grevista foi marcado pela manifestação desta quinta-feira. Dois professores e um aluno foram presos por desacato à autoridade. Desde a manhã desta sexta, os grevistas estão reunidos na tentativa de fechar um acordo.  A falta da cúpula do setor econômico do Estado não compareceu ao encontro. Esse fato causou desconforto e dificuldades de se fechar um acordo entre governo e a categoria.

 

“Agente só sai daqui quando falar com o governador. Ele marcou encontro com a gente hoje e só chegou a informação de que ele teria viajado. Não vamos abrir mão do reajuste. Fizemos estudos e dá para ele passar”, secretário de assuntos educacionais do Sinte, João Corrêia.

 

Cidade verde