• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma
Durante mais de duas horas, o presidente da Eletrobrás Distribuidora do Piauí, Marcos Madureira, debateu com os deputados as ações do programa Luz para Todos no Estado. Os deputados que fizeram perguntas foram os seguintes: Antônio Uchoa, Evaldo Gomes, Rejane Dias, Fábio Novo, Odival Andrade, Flora Izabel, Belê Medeiros, João de Deus e Lisiê Coelho. João de Deus foi o autor do requerimento solicitando a audiência.

 

Uma das questões mais polêmicas foi o cancelamento de contratos com empresas que trabalham para o programa e a abertura de novas licitações. Na visão da maioria dos deputados, isso concorre para atrasar o programa. A qualidade da energia, a construção de novas barragens no rio Parnaíba, a demora na substituição de transformadores que se queimam no interior e o atraso das obras na região de Piripiri foram outras questões de destaque.

 


Situações como a existência de postes de madeira, no município de Luzilândia e poste de concreto no centro de uma praça, deixando vazar corrente, sujeito a matar crianças, também foram levantadas. Sobre a demora na substituição dos transformadores, o presidente da Eletrobrás Distribuidora no Piauí disse que só tinha a pedir desculpas, pois não há justificativa.


Ele afirmou ainda que haja dificuldades em obter transformadores, mas que está chegando boa quantidade solicitada de Manaus. Informou que no tocante à qualidade da energia, tudo depende da natureza da demanda. No caso das indústrias que pretendem se instalar no Piauí é necessário que elas informem a previsão de consumo.


Uma pergunta específica foi sobre a Suzano, fábrica de celulose que se instala no Piauí. O presidente da Eletrobrás informou que a mesma vai depender de energia da Eletrobrás apenas no início, pois ela mesma será geradora de energia. Essa questão foi levantada por mais de um deputado, assim como a situação das gambiarras.


O presidente disse que o programa das gambiarras está em andamento, num convênio com o governo do Estado. Sobre os débitos dos grandes consumidores, como a Agespisa e outros, questão levantada pela deputada Flora Izabel, o presidente da Eletrobrás informou que houve negociação com a Agespisa e o pagamento está em dia. O débito antigo está dependendo de decisão judicial. Sobre negociações, ele disse que foi a melhor saída encontrada pela Eletrobrás, pois havia muitos devedores que entravam com ações na Justiça, só para protelar a quitação.


Os deputados foram unânimes em agradecer a presteza do presidente da Eletrobrás, que respondeu satisfatoriamente a todas as indagações. Ele disse esperar que todas as etapas do Luz Para Todos no Piauí sejam concluída antes do prazo estabelecido pelo governo federal (2014).

 

Uma curiosidade nas respostas do presidente da Eletrobrás: O Piauí não está necessitando de novas barragens para no rio Parnaíba para gerar energia, pois o que está sendo gerado é suficiente, sem contar com as usinas eólicas, que deverão se estender do litoral para a região central.



Alepi