• roma.png
  • vamol.jpg
O Tribunal de Justiça do Piauí definirá hoje em sessão extraordinária ao meio dia para indicar a lista tríplice para a escolha do novo (a) desembargador(a).

Seis procuradores disputam a vaga que é considerada a mais concorrida. Cada desembargador vota em três nomes.

A lista tríplice dos mais votados será encaminhada ao governador Wilson Martins para que ele  indique um. O novo desembargador vai ocupar a vaga deixada por Rosimar Leite.

Projeto permite deduzir do IR juros decorrentes de decisões judiciais
A Câmara analisa o Projeto de Lei 2078/11, do deputado Romero Rodrigues (PSDB-PB), que permite aos contribuintes deduzir dos rendimentos tributáveis pelo Imposto de Renda os juros de mora, em virtude de decisão judicial.

Rodrigues argumenta que juros têm natureza jurídica indenizatória, uma vez que correspondem ao que o credor perdeu em virtude de atraso do devedor e, portanto, não podem ser considerados riqueza nova.

O parlamentar afirma que este também é o entendimento do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A Lei 7.713/88, no entanto, prevê a dedução somente das despesas com a ação judicial, inclusive com advogados, quando pagas pelo contribuinte.

Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.


Fonte: Ag. Câmara