• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

O sistema de segurança da Polícia Militar do Piauí feito através de câmeras de vigilância, o Guardião Eletrônico, deve chegar às cidades de Picos, Parnaíba e Floriano. O projeto de ampliação do sistema, que já funciona em Teresina, está na Procuradoria Geral do Estado (PGE) para aprovação.

 

A previsão é de que sejam instaladas dez câmeras em cada cidade. O custo para cada unidade será de 36 mil reais. Segundo o comandante geral da PM, coronel Rubens Pereira, a instalação das câmeras será feita em espaços onde há maior movimentação e na entrada das cidades, como já ocorre na capital.

 

“As câmeras funcionam primeiramente como um meio pedagógico, pois as pessoas se inibem na presença das câmeras, evitando assim as pequenas infrações. Outra garantia dessas câmeras é o controle nas BRs. Um carro quando roubado, são passadas todas as características do veículo para quem opera as câmeras, que passa a acompanhar até as placas, pois o alcance da câmera é de até 600 metros”, explica o comandante.

 

Outra vantagem do sistema é a redução de policiais em determinada área. “Com dez câmeras instaladas é necessário apenas um policial, que consegue monitorar uma área onde necessitaria de vinte PMs. Quando é observada qualquer atitude suspeita imediatamente é feito o comunicado para a viatura que atende aquela região”, diz.

 

Ocorrências como foco de incêndio e acidentes, que também são capturadas pelas câmeras recebem atenção da PM, que liga para o órgão responsável e passa as informações da ocorrência. O sistema que será implantado no interior irá funcionar de forma integrada com o da capital, que hoje já conta com 30 câmeras.


Piaui.pi.gov