• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma
A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa irão colocar em votação o Projeto de Lei nº 58, do deputado Gessivaldo Isaías (PRB) que dispõe sobre a criação de cargos de recepcionistas para o atendimento especial a pessoas deficientes auditivas no Estado do Piauí. Caso seja aprovada a constitucionalidade, a matéria será votada no plenário.


O projeto prevê os cargos de recepcionistas para deficientes auditivos no serviço público estadual, a exemplo das delegacias e no setor da saúde como hospitais do Piauí. O artigo 2 º estabelece que o Governo do Estado deverá fazer a contratação de servidores habilitados na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).


As pesquisas mostram a existência de apenas 32 escolas para o atendimento de 22 mil pessoas deficientes auditivas em Teresina. O serviço não tem estrutura suficiente para evitar o crescimento da evasão escolar nesse setor.  O deputado Gessivaldo Isaías justifica o objetivo principal do projeto no sentido de proteger os deficientes auditivos no Piauí.


Floriano – No município de Floriano existe um trabalho de atendimento ao deficiente auditivo através do Centro Educacional Especializado com o objetivo de incluir essas pessoas no ensino regular no sentido de evitar a exclusão na sociedade.


Em abril de 2002, a Presidência da República sancionou a lei federal 10.436, que oficializa a libra em todo o País como meio de expressão das pessoas com deficiência auditiva.



Alepi