Floriano sediou nesta quarta-feira (21/03) o Seminário de Validação do Plano de Regionalização de Resíduos Sólidos no Estado do Piauí. O evento foi realizado no auditório da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (Semdas), com a presença do secretário de estado das cidades Merlong Solano, do prefeito Joel Rodrigues, do vice-prefeito Oscar Procópio, os vereadores Edivaldo Araújo e Ana Cleide, secretários municipais de Floriano, gestores e secretários de municípios vizinhos, estudantes do Instituto Federal do Piauí (IFPI), acadêmicos da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), além de representantes de movimentos sociais.
Promovido pela Secretaria Estadual das Cidades (Secid) com o apoio da Prefeitura de Floriano, o evento teve como principal objetivo apresentar a proposta de Regionalização dos Resíduos Sólidos para a validação do plano.
A gestão de resíduos sólidos é uma questão que preocupa a maioria dos dirigentes e ambientalistas de todo o mundo, principalmente no tocante às ações de coleta e disposição final dos resíduos.
No Brasil, a política para o setor ficou mais de 20 anos tramitando no Congresso Nacional, sendo finalmente sancionada (Lei 12.305/2010) já na reta final do governo do presidente Lula. Entre os seus dispositivos, a Política Nacional de Resíduos Sólidos dá aos municípios brasileiros um prazo de quatro anos – a partir de agosto de 2010 - para que os mesmos terminem com seus lixões a céu aberto.
A secretária municipal do meio ambiente Hilda Rodrigues destacou a importância do seminário para fortalecer as discussões em torno da política de gestão de resíduos sólidos.
O secretário de governo Edilberto Araújo também se pronunciou no evento e enumerou as ações do governo municipal nos últimos anos em relação à política de gestão de resíduos sólidos, destacando a aquisição de maquinário feita pelo município para o trabalho do aterro sanitário, a construção da Unidade de Reciclagem e Compostagem de resíduos Sólidos Urbanos de Floriano, uma ação conjunta da Prefeitura e a Fundação Banco do Brasil, a implementação do Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, entre outros. O vereador Edivaldo Araújo fez referência ao seminário, como a sensibilização inicial para a adequação do gerenciamento do lixo.
O secretário das cidades Merlong Solano (imagem à baixo) falou sobre o Plano de Regionalização da Gestão dos Resíduos Sólidos, que busca desenhar territórios para a atuação adequada dos consórcios públicos, respeitando-se todas as particularidades e encontrando soluções para o tratamento adequado do lixo.
O prefeito Joel Rodrigues (discurso mesa) encerrou o protocolo do encontro, destacando a integração dos governos e os investimentos para a implementação da política de gestão dos resíduos sólidos. “É fundamental grandes investimentos para resolver os problemas desse setor, e esses investimentos dependem da integração de todos os entes federativos”, ressaltou Joel Rodrigues.
Após os pronunciamentos, o secretário das cidades Merlong Solano deu início a sua palestra com o tema “Gestão de Resíduos Sólidos”. Ele fez uma “retrospectiva” de como o lixo era tratado e sobre a quantidade que era produzido, o que difere bastante da realidade atual, na qual, em alguns países não existe mais lugar para destinação de resíduos.
SECOM