• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

floraizabelO escritor, jornalista e professor Assis Brasil, autor dos livros “Beiraio Beira Vida” e “Os que bebem como os cães”, foi homenageado, hoje, 06, pelos seus 80 anos em sessão solene realizada na Assembleia Legislativa, atendendo requerimento apresentado pela deputada Flora Izabel (PT).

O vice-presidente da Assembleia, deputado Ismar Marques (PSB), convidou para a mesa de honra o reitor da Universidade Estadual do Piauí, Carlos Alberto Pereira, o presidente da Fundapi, Cineas Santos, o professor Manuel Paulo Nunes, do Conselho Estadual de Educação, a professora Elvira Campos, representante da Universidade Federal do Piauí, e o professor Luis Romero, da Fundação Dom Quixote.

Ao saudar o homenageado, a deputada Flora Izabel disse que os piauienses se sentem orgulhosos em ter um escritor de renome nacional como Assis Brasil, que tem 122 livros publicados. “Escolas de todo o país se dedicam a estudar as obras de Assis Brasil, que escreveu seu primeiro livro aos 15 anos de idade”, assinalou ela.

Flora Izabel afirmou que Assis Brasil é membro das Academias Piauiense e Parnaibana de Letras e já recebeu um grande número de homenagens, incluindo as Medalhas Conselheiro Saraiva e Ordem do Mérito Renascença. Ela acentuou que “agora, estamos torcendo para que ele tenha uma cadeira na Academia Brasileira de Letras”.

Em seguida, o professor Cineas Santos disse que, enquanto a maioria dos grandes escritores brasileiros exerce outras atividades, como a de servidor público, Assis Brasil se dedicou à literatura em tempo integral e ajudou com a sua obra a melhorar a vida das pessoas. “A presença aqui de um grande número de estudantes é a maior homenagem que o Assis Brasil poderia receber”, destacou ele.

O professor Luis Romero declarou que Assis Brasil é “um grande parceiro” do Salão do Livro do Piauí (Salipi) e defendeu que a Universidade Estadual do Piauí lhe conceda o título de Doutor Honoris Causa.

Após agradecer aos deputados a homenagem prestada pela Assembleia Legislativa, Assis Brasil disse que “estou feliz neste momento com a presença de jovens e não jovens nesta sessão”.

Assis Brasil afirmou que as pessoas têm sido a matéria-prima dos escritores, “pois são ricas em histórias e eu gosto de conversar com elas”. Ele assinalou que a cultura valoriza o ser humano, “por isso é importante que todos leiam livros. E se alguém não gostar de determinado livro deve procurar outro para ler”.

Antes do encerramento da sessão, Flora Izabel, que presidia os trabalhos, pediu a estudante Letícia para entregar um buquê de flores a Assis Brasil e convidou a todos para que comparecessem ao Salão Nobre Francisca Trindade para cantar os parabéns para o escritor pelos 80 anos completados no último dia 18 de fevereiro.



Alepi