Já neste começo de semana os pequenos produtores rurais puderam externar à diretoria do sindicato como estão as suas situações. Para o sindicalista José da Guia Viana que é presidente do STR, é necessário que seja preparado um documento para que esse seja entregue as autoridades competentes.
“A situação não é boa. O município de Floriano tem hoje uma seca verde e estamos preocupados com a situação, pois não tivemos inverno para armazenar a água e nem para a alimentação, então a situação não é boa”, disse o José Da Guia.
Para o técnico do Emater, Assis Carvalho (Imagem), de fato houve a confirmação que a situação não é boa, “constatamos que o arroz está bastante prejudicado, o milho também, que está entorno de 50% a 60% e apenas o feijão há a possibilidade de aproveitamento porque estamos no mês de março e pode ser que ainda chova o suficiente para não perder essa cultura”, disse.
O técnico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Antônio José (foto), que estava na reunião dos trabalhadores rurais afirmou que também já fez visitas a comunidades do interior do município e confirmou grande perda no que foi plantado, “estamos acompanhando o dia-a-dia de alguns trabalhadores e estamos tendo informações com eles sobre a situação de cada um, constatamos que a situação é preocupante”.
Da redação
IMAGEM:piauinoticias.com