• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma
A falta de uma política social de forma séria em Itaueira promove miséria em algumas partes da cidade. A exemplo, pode ser citado o  senhor Manoel Rodrigues da Silva, de 56 anos, que mora numa casa extremamente simples. No lar onde ele vive não possui geladeira e nem ventilador, o único eletrodoméstico encontrado em sua residência foi uma televisão, que se encontra inutilizável num canto da sala, cômodo onde fica uma banca com dois potes e um filtro de barro. Durante a noite, a casa é iluminada com uma vela, pois não é atendida pela rede elétrica da estatal Eletrobras Piauí, antiga Cepisa, considerada uma das piores distribuidoras de energia do país.

manoelroditaueira
O cenário é semelhante a uma antiga casa da zona rural das regiões norte e nordeste brasileiro. Mas essa é uma das residências da rua Riachuelo, bairro Alto Sereno I, zona urbana de Itaueira, município piauiense de aproximadamente 11 mil habitantes, localizado a 344 km da capital Teresina.



Em 2009 o itaueirense Manoel Rodrigues conseguiu o que muitos brasileiros sonham - construir uma casa própria - mas entrou para uma triste estatística e, é hoje um dos 10 milhões de brasileiros que vivem na escuridão, conforme dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O Piauí é o estado com maior número de residências sem abastecimento de energia, a estimativa é de 640 mil.

Sonho adiado

A rua Riachuelo possui 18 residências e uma igreja em construção. Segundo os moradores dez casas ainda não contam com o fornecimento de energia elétrica, uma delas é do jovem professor Luizinho, que construiu e começou a mobiliar sua casa, mas continua morando com sua esposa na casa da mãe por conta da falta de infraestrutura da rua. “Não posso morar na minha casa sem energia, pois é durante a noite que preparo minhas aulas e à luz de velas não tem condição”, relata o educador.

No escuro e sem água

Além de viver na escuridão, os moradores da rua são vítimas de um péssimo fornecimento de água. Apenas durantemanoelroditaueira0 algumas horas em três dias da semana tem água nas torneiras. “Aqui quem não pode comprar reservatórios de água passa até sede”, afirma Manoel Rodrigues.

Nas escuras, rua se transforma em ponto preferido dos usuários de drogas

Os moradores relataram que a partir das 18 horas eles ficam confinados em casa. O motivo é o medo de ser abordado pelos usuários de drogas que costumam ficar nas imediações da rua.


Moradores abandonam suas casas

Cansados da exclusão social, alguns moradores estão saindo da rua e deixando para trás a realização de um sonho, a casa própria.

A solução pode está próxima

O posto de atendimento da Eletrobras no município informou que através do programa Luz para Todos estão realizando expansão de rede nos municípios da região de Itaueira e deve atender os moradores da rua Riachuelo nos próximos dias, mas não estipulou um prazo.



Liberdadenews