A aprovação pela Câmara de Vereadores de mais um imposto para o florianense pagar, e que está sendo chamado de taxa do lixo, é o principal tema entre os florianenses nessas últimas horas. Até o momento, não se sabe o valor dessa taxa e nem como será essa cobrança, mas o fato é que o gestor Antônio Reis, do PSD, e os dez vereadores da base que aprovaram o projeto têm sido alvo de inúmeros comentários negativos nas redes sociais e em pontos diversos da cidade.

Na verdade, o Governo Federal criou uma nova lei, a Lei nº 14.026, em 15 de julho de 2020, chamada de Marco Legal do Saneamento Básico ou Taxa de Manejo de Resíduos Sólidos Domiciliares (TMRSD) chamado de Taxa do Lixo. Essa lei determina que todas as cidades brasileiras devem cobrar uma taxa para cuidar do lixo que é produzido, com o objetivo de melhorar a limpeza e o tratamento dos resíduos.
No município florianense, os vereadores da base de oposição, cinco no total, votaram contra a cobrança da Taxa do Lixo. O vereador Lauro César, de oposição, se manifestou a respeito e, falou ainda de outras pautas tratadas na Câmara nesta semana. Veja o que colocou o vereador Lauro.
OUTRO LADO
Os dez vereadores da base se furtaram a falar do projeto do Lixo, no entanto, o vereador Miguel Vieira, amanhã estará se manifestando aqui no Jornal.
Da redação