A classe do magistério de Nazaré do Piauí está repudiando a falta de ação do prefeito Ronielson Oliveira, de Nazaré do Piauí, por ter feito pouco caso dos profissionais em Educação.
O gestor Ronielton, sobrinho e sucessor do Nonato de Abílio, que está concluindo os três primeiros meses da gestão, conforme informações, não tem atendido o que manda a legislação em repassar o reajuste do piso salarial da educação.
Veja a nota que em nome do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais na Nazaré-SINDSERM
Nota de repúdio.
A diretoria do SINDSERM Nazaré-Pi, através da sua presidente, Professora Valdeisa, vem a público manifestar repúdio à atual gestão municipal de Nazaré do Piauí, na pessoa do Sr. prefeito Ronielton Costa, em virtude da não implementação do novo reajuste do piso salarial nacional do magistério até o presente momento. O reajuste do referido piso salarial é um direito assegurado pela Lei Federal nº 11.738/08, cujo percentual determinado pela União para 2025 é de 6,27%, passando para o valor de R$ 4.867,77, nos termos da portaria MEC Nº 77, de 29 de janeiro de 2025.
Ressalta-se que o município de Nazaré do Piauí já está recebendo da União os recursos do FUNDEB com o aumento desde janeiro do corrente ano; no entanto, até a presente data, não foi repassado para os profissionais do magistério. Demonstrando com tal atitude, falta de vontade política e administrativa em valorizar os professores, uma vez que municípios circunvizinhos já estão pagando com o referido aumento desde janeiro.
Sabe-se que o Município somente precisa de lei ou regulamento que normatize tal repasse aos professores. No entanto, no dia 21 deste mês, foi votado pelo Legislativo Municipal de forma unânime o projeto de lei de implementação do novo reajuste do piso do magistério. Porém, na data de hoje, os professores se depararam mais uma vez com seus salários SEM reajuste.
Vale ressaltar que os recursos pertencem ao servidor (70% do FUNDEB é para pagamento de pessoal) e, no entanto, esse recurso está sendo aplicado e corrigido em conta bancária pelo município, enquanto os servidores do magistério ficam sem usufruir do que é seu.
Prof. Valdeisa
Presidente do SINDSERM Nazaré
Veja as imagens de documentos enviados pela sindicalista e professora Valdeisa.
OUTRO LADO
O prefeito Ronielton Oliveira foi procurado para se manifesar, mas não atendeu as ligações, via telefone, do piauinoticias nesta manhã de segunda-feira, 31.
Da redação