As eleições municipais iniciaram ainda na pré-campanha em um clima polarizado, como foi a disputa pela Presidência da República onde Jair Bolsonaro (PL) foi derrotado pelo Lula (PT). O clima se manteve em 2024 com as duas lideranças buscando fortalecer seus partidos, muito embora o atual Presidente tenha evitado se expor mais no apoio direto aos seus candidatos.
No entanto, o resultado das urnas mostrou que o eleitor não está entusiasmado com essa polarização. Partidos e lideranças de centro, com tendência mais à direta, conseguiram não apenas eleger mais prefeitos como também vencer nas capitais. São Paulo é exemplo disso. Ricardo Nunes (MDB) foi reeleito, derrotando Guilherme Boulos (PSOL). Bolsonaro pouco, ou nada, contribuiu nesta eleição, que teve o Governador Tarcísio de Freitas (REP) na linha de frente, enquanto Lula evitou entrar de cabeça na campanha do psolista.
Essa mesma situação aconteceu em Teresina. O Prefeito eleito, Sílvio Mendes (UB) não teve nenhum apoio de Bolsonaro e pouco se viu no corpo a corpo de campanha o Senador Ciro Nogueira (PP), representante do ex-Presidente no Piauí. Já Fábio Novo (PT), embora tivesse vídeos de Lula, não teve engajamento do Presidente na capital, além de baixíssima influência no resultado final da sua votação.
Assim, a esquerda lulista e o PT saem menores e precisam refletir sobre os erros cometidos. Mais ainda, trabalhar de verdade renovação de lideranças e até mesmo no jeito Lula de ser e se comunicar com as massas. A direita bolsonarista também não teve o resultado esperado em muitas capitais. Apesar disso, os dois cabos eleitorais podem comemorar algumas vitórias e, em especial, o ex-Presidente. O PL elegeu 517 prefeitos, 166 a mais que em 2020, e comandará quatro capitais. Já o PT venceu em 252 cidades, 68 a mais do que em 2020, e elegeu apenas um prefeito em capital.
Os grandes vencedores das eleições 2024 são de centro direita, mas mais moderados: PSD, MDB, PP e União Brasil elegeram prefeitos em mais da metade dos municípios brasileiros. O partido de Gilberto Kassab foi o que mais conseguiu conquistar 878 prefeituras, seguido de MDB de Baleia Rossi, com 855, sendo que essas duas siglas conquistaram cinco capitais, cada uma. PP, de Ciro Nogueira totalizou 747 municípios e União Brasil de Antônio Rueda, com 583 cidades sob seu comando.
Eleitor deixa claro recado para bolsonaristas, lulistas e mostra que prefere moderação
portalopiniaoenoticia.com.br/