Na cidade de São José do Peixe, onde quatro mulheres foram eleitas para a Câmara de Vereadores, uma situação jamais vista no município, tem uma delas que foi a mais bem votada entre os eleitos.
No domingo, 06, a cidade viveu mais um momento de democracia, pois foi um processo eleitoral tranquilo e, desta forma, milhares de pessoas se dirigiram às armas eletrônicas.
A candidata e enfermeira Catarina Lira (Progressistas), que pela primeira vez enfrenta um processo de campanha, foi a campeã de votos.
Catarina, que é filha de Lindon Átila, ex-vereador e ex-vice-prefeito do município, obteve 312 votos e, além de ter sido a mais bem votada no pleito de 2024, é também a mais votada da história de São José do Peixe para o Poder Legislativo, com 312 votos. Ela ajuda o pai a gerenciar as empresas da família.
A Câmara de São João José Peixe teve uma renovação de cinco novos nomes para o quadriênio de 2025/2028. Foram eleitas, como novatos, a Catarina Lira, Darlan Sousa, Daguia, Maurício Jaó e Lenice Coutinho. As demais eeitas:
Nesse processo de 2024, dois velhos líderes da política local, que juntos somam dez mandatos de vereadores, cada com cinco eleições vitoriosas, foram desbancados: Luiz Neves e Agamenon Mendes. Eles estarão como suplentes.
Ainda conforme o apurado pelo Piauí Noticias, devido a falhas nas prestações de contas da campanha de 2020, os vereadores Antônio Sula, Diego e Odir foram impedidos de concorrer às eleições de 2024.
Da redação