Professor Adriano e Clemilton Queiroz | Imagem: Divulgação
O candidato Professor Adriano (Republicanos) desponta como favorito na corrida pela Prefeitura de Amarante, conforme a mais recente pesquisa de intenção de votos realizada pelo Instituto Amostragem. Na contagem de votos válidos, que exclui os indecisos e aqueles que pretendem anular ou votar em branco, Professor Adriano lidera com 64,77% das intenções de voto, contra 35,23% de Clemilton Queiroz (PT).
INTENÇÃO DE VOTO ESTIMULADA
Considerando o cenário de intenção de voto estimulada, onde os eleitores escolhem entre os candidatos apresentados, Professor Adriano mantém a liderança com 57% das intenções de voto. Clemilton Queiroz segue em segundo lugar com 31%. Os dados ainda revelam que 7% dos eleitores entrevistados ainda não decidiram em quem votar.
INTENÇÃO DE VOTO ESPONTÂNEA
Na intenção de voto espontânea, em que os eleitores citam seus candidatos de preferência sem nenhuma sugestão, Professor Adriano também lidera, com 45% das menções. Clemilton Queiroz aparece com 25,33%, enquanto 15% dos entrevistados declararam não saber em quem votar.
REJEIÇÃO DOS CANDIDATOS
A pesquisa avaliou ainda a rejeição entre os candidatos, mostrando que 36,33% dos eleitores afirmaram que não votariam em Clemilton Queiroz de jeito nenhum. A rejeição de Professor Adriano é 13,33%.
POTENCIAL DE TRANSFERÊNCIA DE VOTOS DO PREFEITO ATUAL
O estudo também mediu o potencial de influência do atual prefeito Diego Teixeira na escolha do próximo gestor municipal. Os dados indicam que 56% dos entrevistados votariam em um candidato apoiado por Diego Teixeira. Por outro lado, 29,67% disseram que não seguiriam a indicação do prefeito, e 9,67% afirmaram que a decisão dependeria de quem fosse o indicado.
APROVAÇÃO DA GESTÃO DO PREFEITO DIOGO TEIXEIRA
A gestão de Diego Teixeira, que apoia Professor Adriano, tem alta aprovação entre os eleitores. De acordo com a pesquisa, 79,67% dos entrevistados aprovam a administração atual, enquanto 14,33% afirmaram que não aprovam.
SOBRE A PESQUISA
A pesquisa foi realizada entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro de 2024, com 300 entrevistados. A margem de erro é de 5,54% para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí sob o número PI – 00784/2024, em 02 de setembro de 2024.
meionews.com