A mais recente rodada da pesquisa nacional Ipec mostra o presidente Lula (PT) com 37% de aprovação (ótimo ou bom) e 28% de reprovação (ruim ou péssimo). Outros 32% consideram a gestão regular.
O levantamento, encomendado ao instituto pelo jornal O Globo, revela estabilidade em relação à pesquisa anterior, feita em abril. A aprovação era de 39% (agora oscilou dois pontos para baixo, dentro da margem de erro) e a reprovação estava em 26% (oscilou dois pontos para cima desta vez). Os que consideravam o governo petista regular eram 30%.
A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O Ipec entrevistou 2.000 pessoas de 1º e 5 de junho em 127 municípios do país.
Em março, quando o Ipec fez a primeira rodada no atual governo, a diferença entre os grupos de aprovação e reprovação era de 17 pontos percentuais, índice que agora aparece em 9 pontos. A pesquisa aponta também que 53% dos brasileiros aprovam a forma como Lula governa o país, enquanto 40% desaprovam.
Este é Lula em 2023
Da redação