• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

O Governo do Piauí entregou nesta sexta-feira, 17, a reforma e ampliação do 13º Batalhão da Polícia Militar, localizado no Residencial Jacinta Andrade. Na obra foram investidos R$ 197 mil, que foram aplicados na reforma geral, com extensão da unidade, melhorias na pintura e nas instalações hidráulica e elétrica, e também na construção do alojamento feminino.

Chico Lucas aponta esforço do Estado para ampliar efetivo (Foto: Régis Falcão)Chico Lucas aponta esforço do Estado para ampliar efetivo (Foto: Régis Falcão)Segundo o secretário de Segurança, Chico Lucas, o governador Rafael Fonteles tem preocupação em garantir a segurança pública e com os servidores que fazem a Polícia Militar, uma instituição com a maior quantidade de profissionais, entre homens e mulheres, espalhados pelos 224 municípios. Para isso, o Governo estuda saídas, inclusive uma revisão das provas do concurso realizado no ano passado, para que mais agentes possam ser convocados.

"Uma das preocupações é reforçar o número de policiais com o concurso. Já temos 1.100 terminando o curso de formação, comandado pelo Coronel Scheiwan Lopes. Vamos ter o ingresso de mais de 2.900 ao longo dos 4 anos", diz Chico Lucas.

Na ocasião, ele agradeceu ao secretário de Justiça, coronel Carlos Augusto, que encaminhou as emendas. "Ele abraçou as pautas da Polícia Militar e estamos aqui muito mais para escutar a comunidade, já estivemos aqui para o Pelotão Mirim e agora voltando com uma obra", diz, enfatizando que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança, vai fazer mais investimento em infraestrutura. "Em todos os batalhões estamos fazendo esse planejamento para que tenhamos uma polícia equipada e estruturada com homens e mulheres qualificados para oferecer o melhor serviço para população piauiense", disse.

Governo do Piauí quer mais homens nas ruas (Foto: Régis Falcão)Governo do Piauí quer mais homens nas ruas (Foto: Régis Falcão)Para o interior, Chico Lucas disse que foi contratada a Universidade Federal do Piauí para fazer levantamento de todas as unidades policiais, seja Civil, Militar, Corpo de Bombeiros. 

"Nosso objetivo é que todas as unidades sejam reformadas e, além disso, o governador Rafael Fonteles fez grande investimento na PM e, em breve, vamos equipar todos os batalhões, todos veículos e policiais com rádio-comunicador e só este investimento em rádio vai custar cerca de R$ 45 milhões, justamente por ser um rádio digital, que concilia comunicação e localização, integrando também com a televigilância para que tenhamos segurança", disse, enfatizando que a segurança é prioridade número 1 do governador Rafael Fonteles.

O investimento para os rádios, o secretário disse contar com o apoio da bancada estadual, com todos os deputados, com o apoio do Coronel Carlos Augusto e do coronel Scheiwann, que fez contato com os deputados, que aprovaram a suplementação orçamentária. "Foi um dinheiro extra, além do orçamento que a PM já tinha, o governador aprovou e hoje assinaremos e faremos solenidade para mostrar que a segurança é prioridade", disse.

Sobre o diálogo, o secretário garantiu que há integração entre Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Justiça, Ministério Público e Tribunal de Justiça. 

"Aqui no Piauí, graças a Deus, o crime não está entranhado nas estruturas e todos os homens públicos são homens de bem e o que faltava era só organização e nosso líder, o governador Rafael Fonteles, é muito firme e vigoroso e tem chamado todos os atores para colaborar na solução desse problema da segurança", disse.

O secretário de Justiça, Coronel Carlos Augusto, disse que as forças de segurança no Piauí sempre trabalham em harmonia. "Não temos nenhuma dificuldade, seja de diálogo ou relação, com a Secretaria de Segurança, com a Polícia Civil ou Militar, Corpo de Bombeiros. Trabalhamos unidos com o objetivo de servir a população. Temos problema, presídios superlotados, mas temos um governador determinado a abrir novas vagas no sistema prisional e a reformar grandes partes das nossas unidades, como já tem autorizado a reforma da Penitenciária de Picos e até o próximo mês, o governador deve assinar a construção de um novo presídio em Buriti dos Lopes para desafogar Parnaíba", disse.

O secretário informou que a Penitenciária de Esperantina está pronta para ser inaugurada, passou por uma grande reforma, com abertura de mais de 100 vagas. "Então, a segurança pública tem muitas demandas, mas o importante é destacar a determinação do governador de fazer investimentos grandiosos na segurança e estruturar a nossa Polícia Militar, contratando mais de 1000 novos policiais neste ano e reestruturando o sistema penitenciário e de segurança pública por completo", disse.

O secretário diz que a solução na segurança pública não é a curto prazo, mas o Piauí verá a diferença dos investimentos feitos neste ano. "Daqui a 2 anos, todos poderão constatar a grande diferença em toda sua estrutura de segurança", disse.

Carlos Augusto disse que a PM tem feito muitas prisões, que acarretam na lotação do sistema penitenciário. "Mas temos planejamento, inclusive, com o Poder Judiciário, de medidas cautelares, de colocar mais tornozeleiras eletrônicas e deixar nos presídios quem realmente deve estar preso. Temos a missão de separar a população carcerária por nível de periculosidade e vamos fazer isso na nossa gestão", disse, enfatizando que a Sejus está trabalhando com a Defensoria Pública, com o Ministério Público e com o Poder Judiciário.

O secretário apontou ainda que dentro do seu plano de ação colocar a população carcerária para trabalhar e estudar, promovendo um programa de reeducação muito grande para que a população carcerária saia das unidades e não volte para o crime.