A Secretaria Estadual de Justiça apresentou, na manhã desta quarta-feira (8), o resultado das vistorias realizadas entre o mês de dezembro de 2011 e janeiro deste ano, na Casa de Custódia, Penitenciária Irmão Guido, ambas em Teresina, Penitenciária de Vereda Grande, em Floriano, e na Penitenciária Mista Fontes Ibiapina, em Parnaíba.
Ao todo, foram 89 aparelhos celulares apreendidos nas quatro unidades penais. Além dos celulares, na Casa de Custódia foram encontrados 2 carregadores solares, uma grande quantidade de maconha, crack e comprimidos rupinol. Na Penitenciária Irmão Guido, foi apreendido com o detento Ferdinand José de Oliveira 74 pedras de crack e também foram apreendidos quatro celulares completos.
Na Penitenciaria de Vereda Grande, em Floriano, foram encontrados 20 celulares. Na Penitenciária Mista Fontes Ibiapina, em Parnaíba, foram apreendidos 12 celulares. Durante as vistorias muita arma branca (facas, punhais e canivetes), barras de ferros, cocaína, crack e maconha foram retirados dos presídios. Também no ano de 2011, 42 celulares foram apreendidos em Parnaíba, 117 porções de crack e maconha, 36 ferros pontiagudos, três facas de mesa e dois punhais.
Segundo o secretário Henrique Rebelo, esses materiais são resultados das constantes revistas realizadas nas unidades penais de todo o Estado. “Essas medidas são realizadas constantemente na capital e no interior e foram estas medidas tomadas em nossa gestão que vem diminuindo bastante a entrada de objetos que sejam prejudiciais a ordem do sistema prisional”, afirmou.
Henrique Rebelo explicou também que a população carcerária deve se adequar às normas do sistema penitenciário. “Não somos nós que vamos nos adequar às vontades da população carcerária, mas, são eles que devem se adequar às nossas medidas. A sociedade civil deseja e exige que tenhamos essa postura”, garantiu o secretário.
piaui.pi