O delegado Francisco de Assis Carvalho, titular da Delegacia Regional de Polícia Civil, com sede em Floriano-PI, foi quem fez o flagrante dos homens que foram presos com várias aves silvestres na lagoa de Nazaré do Piauí, cidade que fica a cerca de 42km do município florianense.
Das 18 aves encontradas em poder dos caçadores, algumas estavam abatidas e eles usavam armas de grosso calibre para abatê-las, segundo informou o delegado que apura o crime. “As armas eram espingardas calibre 38 e uma outra 22”, disse a autoridade policial afirmando que os mesmos foram autuados em flagrante delito com incurso no crime ambiental, lei 9.605/ 98 do artigo 29 que se refere a abater animais silvestres.
Um laudo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) foi solicitado e esse confirmou que de fato se trata de aves silvestres, no entanto, essas não podem ser abatidas. Os paturis que estavam vivos serviam de chama para os outros animais caírem na armadilha e serem pegos, para em seguida serem mortos.
As armas encontradas com Absolon Antonio Ramos e com José Justino de Holanda não tinham porte, mais um crime que recai sobre eles, citou o delegado Francisco de Assis. Um terceiro elemento identificado apenas por Neto se evadiu com a chegada da polícia.
Da redação
IMAGENS: piauinoticias.com