• hospital-de-olhos.jpg
  • prefeutura-de-barao.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

Toda a investigação teve como início em janeiro de 2013, quando a Polícia Civil de Urucuí-PI, sob o comando do Delegado Matheus Zanatta, em parceria com o 10°BPM, sob o comando do Major Feitosa, aprenderam 1200 (mil e duzentas) pedras de crack na cidade de Baixa Grande do Ribeiro-PI, prendendo três pessoas.

cracka30092013

                                                                                                                                Crack: 1.200 apreendidas

A partir dessa apreensão de droga, o Delegado Matheus iniciou uma investigação, no entanto, teve que ser removido para a cidade de Floriano-PI, onde acabou repassando as investigações para o Delegado Jarbas Lima, que assumiu a Delegacia de Uruçuí-PI, que deu continuidade a tais investigações. Depois de 9 (nove) meses de densas investigações, no dia 28/08/2013 foi deflagrada a Operação “São Miguel Arcanjo”, uma das maiores operações realizadas no ano de 2013 no Estado do Piauí-PI de repressão ao trafico ilícito de entorpecente.

 

 

robsoncalyton

Ao longo dos meses de abril ao final de setembro de 2013, já com o Delegado Jarbas Lima no comando da Delegacia de Uruçuí-PI, foram presos vários traficantes como, por exemplo, Robson Clayton Nazareno e Jamilson Costa Carvalho, que em seus depoimentos deixaram claro que havia uma quadrilha organizada responsável pelo tráfico ilícito de entorpecentes na cidade de Baixa Grande do Ribeiro-PI e região. Todas as prisões foram realizadas pelo GPM de Baixa Grande do Ribeiro-PI, sob o comando do Sargento Airton Avelino.
 
Robson Clayton Nazareno, preso  em 08.05.2013

 

 

 

 

 

Jamilson Costa Carvalho, vulgo “Bob”, preso em 07.07.2013 que estava com drogas, armas e dinheiro apreendidos em posse de Jamilson Costa Carvalho, vulgo “Bob”
jamilson
 
A operação “São Miguel Arcanjo” foi realizada na cidade de Baixa Grande do Ribeiro-PI e em Balsas-MA ao mesmo tempo, onde foram cumpridos 15 (quinze) mandados de prisões ao todo, cujo resultado foi a desarticulação de toda uma organização criminosa interestadual, que trabalhava para a comercialização do tráfico ilícito de entorpecentes. Essa organização era bastante articulada, pois cada pessoa tinha um trabalho e uma função especifica dentro dela.

 


Na cidade de Balsas-MA, sob o comando do Delegado Jarbas Lima, com o apoio da PM-PI nas pessoas do SD Carlos, Subtenente Porto e Tenente Oliveira e com o auxílio valoroso e imprescindível da PM-MA, foram cumprido três mandados de prisões preventivas em face dos líderes da quadrilha, sendo eles responsáveis pelo “abastecimento” de drogas na cidade de Baixa Grande do Ribeiro-PI e região. Já no Piauí, na cidade de Baixa Grande do Ribeiro-PI, foram cumpridos 12 (doze) mandados de prisão pela Policia Civil, sob o comando do Delegado Matheus Zanatta e do Delegado Regional Francisco Rodrigues, e pelo 10° BPM, sob o comando do Major Feitosa.

 

Essa operação teve o apoio da Força Tática de Floriano e o trabalho do núcleo de inteligência da Policia Civil foi imprescindível para o inicio e termino das investigações.


Inclusive, auxiliou nas investigações de forma crucial o Sargento Airton Avelino, comandante do GPM de Baixa Grande do Ribeiro-PI.

 equipepoliciais30092013                                                             Equipe “Balsas-MA”                                 Equipe “Baixa Grande do Ribeiro-PI”


A organização criminosa era liderada por “James”, líder da quadrilha, que com seus irmãos “Chico” e “Felim”, comandavam a distribuição de drogas em Baixa Grande do Ribeiro-PI.
 chicojamesfelim


Chico, Felim e James, da esquerda para a direita, presos em Balsas-MA.

 

Inclusive, os três chegaram a ameaçar quatro policiais militares de morte por atrapalharem o “negócio” lucrativo da quadrilha que chegou a render, segundo informações, 8 mil reais em uma única semana.

 

Os policiais militares eram lotados em Baixa Grande do Ribeiro-PI e Ribeiro Gonçalves-PI.


O líder da quadrilha, “James”, possuía atividades lícitas para a lavagem de dinheiro oriundo do tráfico de entorpecentes, como uma metalúrgica e um mercadinho.   Motos foram apreendidas em Balsas-MA com os traficantes e um  carro apreendido em Baixa Grande do Ribeiro-PI

Abaixo, estão as fotos de parte dos investigados que foram presos. Cada um deles exercia uma função na quadrilha. Parte dos investigados não teve sua imagem divulgada pelo fato de não comprometer as investigações.

 
JAMES: É o líder da quadrilha. Soube-se que atua em várias cidades do Piauí e Maranhão. Há informações que tal pessoa é o grande fornecedor para a cidade de Baixa Grande do Ribeiro-PI e Ribeiro Gonçalves-PI. A procedência da droga recebida por ele seria Grajaú-MA. É conhecido pela alcunha de “TOLICA”. É irmão de CHICO e FELIM, onde forma uma espécie de “sociedade” em que se divide os “lucros” obtidos com o tráfico.


 
FELIM: Irmão de criação de James e Chico. Talvez seja o mais perigoso do grupo. Soube-se que é um exímio atirador. Indivíduo periculoso, há informações de que também é homicida. Possui mais dinheiro que James e Chico.
 

CHICO: Irmão de sangue de James. Atua como traficante na região de Baixa Grande do Ribeiro-PI. Iria deixar droga naquela cidade quando James não poderia ir. Já responde a homicídio em Balsas –MA.

 
EDINALDO BATISTA DA
luiznatanaeladinaldo COSTA (VULGO FOGÃO/à direita): responsável pelo transporte da droga ilícita. É o “entregador.

 

 

NATANAEL PEREIRA DA ROCHA, vulgo “Natan” (centro): filho de Dona Tereza da “Brasília”. James e seus comparsas vão deixar drogas para Natan distribuir e vender no Munícipio de Baixa Grande-PI. É um dos traficantes desse município. Traficante de Crack.




LUIS EGÍDIO DE QUEIROZ (VULGO Luís “Mafuá” ou Luís Soldador  (camisa vermeha): já é processado por lesão corporal grave e homicídio. É associado para o tráfico.



JOMAR RODRIGUES DE ABREU (VULGO “ BAIANO”): traficante em Baixa Grande do Ribeiro-PI. Recebe droga de James e irmãos. Traficante de Crack.
teresajaquelinamulheres“Jaqueline”: traficante de entorpecentes. Distribui drogas em Baixa Grande do Ribeiro-PI. À direita da imagem a baixo.

 
Cristina (blusa rosa): possui um prostíbulo às margens do anel viário de Baixa Grande do Ribeiro-PI. Utiliza um bar para encobrir seus atos ilícitos, inclusive de aliciamento à prostituição. O local além de prostíbulo (popular “cabaré”) é também uma “boca-de-fumo”, local onde os viciados vão para consumir drogas. Repassa drogas para caminhoneiros que ali passam. Às vezes, pega droga em Balsas-MA. Deposita o dinheiro arrecadado para James e seus irmãos.

 
Terezinha de Jesus (imagem a esquerda), vulgo Dona Teresa ou Véia Teresa da Brasília: mãe de Natan. Trafica entorpecente na cidade de Baixa Grande do Ribeiro-PI. Raiane Anaíde Ferreira (primeira à esquerda: comparsa de Duda (Cristina) na traficância de drogas. Jacirene da Conceição (sorridente): traficante. Recebia a droga dos líderes da quadrilha e revendia.
 
heloisacleomarzinhaMarzinha (centro): traficante de entorpecentes. Distribui drogas em Baixa Grande do Ribeiro-PI.

 
“Cléa” (2ª da direita para esquerda): Viaja às vezes para Balsas-MA para trazer droga (crack e maconha) quando James e seus comparsas não podem trazer o entorpecente. Deposita os valores recebidos no tráfico para a quadrilha da James em conta da Caixa Econômica Federal na Lotérica de Baixa Grande do Ribeiro-PI. Vive no prostibulo de Cristina.

Heloísa da Costa Nascimento (vulgo “Luíza”): associada para o tráfico de entorpecentes. Primeira à direita.

A operação foi batizada de “São Miguel Arcanjo” em homenagem aos quatro policiais militares jurados de morte pelos traficantes. São Miguel Arcanjo é o padroeiro dos policiais e é líder das hostes (exércitos) celestiais, sendo o comandante do Exército de Deus e o líder das forças celestes em seu triunfo sobre os hostes infernais. Foi responsável por precipitar Satanás e seus asseclas do céu.

 

 

Fonte e Imagens: Policia Civil