De acordo com denúncia, o estudante de medicina da Universidade de São Paulo, identificado como Gregori, foi flagrado por pacientes do Hospital Estadual Regional de Bom Jesus “Manoel de Sousa Santos”, prescrevendo receitas médicas e utilizando-se do carimbo com registro no Conselho Regional de Medicina do Piauí, CRM PI 2978, em nome do médico Ferdnan Pinheiro Rodrigues.
O paciente, Henrique Figueiredo, 23 anos, numa entrevista declarou que o estudante prescreveu e assinou a receita em nome do médico na sua frente. “Eu cheguei por volta das 4:00h da manhã da última segunda-feira, 11, e já havia outros pacientes aguardando o médico de plantão no setor de urgência. Duas horas depois eu fui atendido pelo suposto médico, que assinou a receita sob o carimbo do doutor Ferdnan Rodrigues, que não se encontrava no seu horário de plantão”, afirmou o paciente.
O médico responsável por supervisionar o estudante, afirmou que pode ter se esquecido de assinar uma das receitas prescritas por Gregori, que é seu primo e está de férias na cidade. “Ele atende os pacientes sob minha supervisão e assina as receitas junto comigo”, declarou o doutor. Ao ser indagado sobre a conduta irregular comprovada através da receita assinada pelo estudante Ferdnan Rodrigues confessa: “Eu sei que posso sofrer alguma medida administrativa”, finalizou o médico.
Custódia Maria Piauilino da Cruz Leopoldo, diretora do Hospital de Bom Jesus, só tomou conhecimento do caso na manhã de ontem, 14. “Eu vou abrir um processo administrativo para apurar a denúncia”, ressaltou a diretora, que não quis se pronunciar a sobre a responsabilidade de permitir que um estudante de medicina atue, sem nenhum contrato por meio de estágio, dentro do hospital ao qual é diretora.
Veja a cópia do receituário assinada pelo estudante:
FONTE: Com informações do GP1