Dois presos causaram tumulto dentro da Central de Flagrantes em Picos na manhã desta quinta-feira, 6. Segundo foi apurado, os presos foram identificados por Samuel Duarte, conhecido como Galeguinho do Maná, preso por violência doméstica e envolvimento com drogas e Manoel Vicente Brito. Os presos se agrediram e assim causaram confusão entre os demais detentos e funcionários da Central.
Familiares dos detentos custodiados não conseguem deixar alimentação no local e dessa forma, os presos ficaram sem comida por toda manhã e alegaram que estão passando fome. Em virtude do tumulto, o trabalho dos agentes ficou comprometido por toda manhã. A capacidade da Central é para cinco presos, mas atualmente é responsável pela custódia de 17 presos.
Polícia Civil de Picos socorro
A sensação dos próprios integrantes da Polícia Civil de Picos é de abandono, no passado recente a corporação teve 05 delegados de carreira e agora conta apenas com dois. O delgado Adolfo Henrique foi transferido essa semana para a capital onde vai integrar o Grupo de Repressão ao Crime Organizado (GRECO). Atualmente os dois delegados que restaram respondem por 16 cidades da região de Picos. O que torna o trabalho de investigação e até outros procedimentos humanamente impossíveis.
Atualização às 13:16
O policial civil, Abelardo Oliveira fala sobre o assunto e diz que a situação e lamentável. Segundo ele os presos terão que ser transferidos para a Penitenciária José de Deus Barros. ”A situação está precária aqui na Central, onde dois presos estão jogando pedras, barro e até fezes um com o outro e também nos agentes que estão impossibilitado de trabalhar”, diz.
Abelardo disse ainda que o dois presos que estavam causando o tumulto sofrem de distúrbios mentais. “Depois que eles foram presos começaram a causar problemas e tem provocado os outros presos jogando fezes neles”, frisou.
Pra conter o tumulto, a Polícia Militar foi acionada e conseguiu retirar da cela um dos presos identificado por Manoel Vicente Brito, o mesmo estava muito sujo com barro e fezes pelo corpo. Policias jogaram água nele na tentativa de conter o fedor. Manoel Vicente se encontra ainda na Central à espera de uma transferência.
Segundo informaram os policias civis, uma reunião será realizada com o propósito de transferir todos os detentos da Central de Flagrantes para um lugar mais adequado.
riachaonet