• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma
Peritos de Recife/PE foram enviados ao sul do Piauí para investigar a queda do monomotor que matou três pessoas na manhã desta terça-feira (6), entre elas os conselheiros Xavier Neto e Jaime Amorim, do Tribunal de Contas do Estado - TCE-PI. O Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos - Seripa II - vai tentar identificar fatores que podem ter provocado ou contribuído para a tragédia no município de Eliseu Martins, 489 quilômetros ao Sul de Teresina.


O Seripa II é órgão do Cenipa - Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos. O órgão nacional da Aeronáutica informou ao Cidadeverde.com que os peritos já foram enviados ao Piauí e poderão recolher para análise peças do avião Embraer EMB-711 Corisco, de prefixo PTNKS. Pelo menos dois integrantes do Seripa devem vistoriar o local da tragédia, fotografando a área e colhendo material para avaliar o caso. Não há prazo para conclusão da investigação, que também deve ocorrer em sigilo.


O Cenipa também esclarece que a responsabilidade pelo acidente deve ser alvo de investigação da Polícia Civil do Piauí. Já o Seripa II trabalhará com foco para a elaboração de medidas de segurança a serem aplicadas ao espaço aéreo brasileiro. Ao final, o resultado será publicado no site do Cenipa e também enviado para a Agência Nacional de Aviação Civil - Anac -, que poderá tomar medidas administrativas com base nos dado apresentados.

A tragédia
O ex-deputado e conselheiro Guilherme Xavier de Oliveira Neto, 65 anos, e o conselheiro substituto Jaime Amorim Júnior, 40, xaviernetoembarcaram na manhã desta terça-feira do aeródromo Nossa Senhora de Fátima, no povoado Cacimba Velha, zona Rural de Teresina. O piloto era Edvaldo Pereira Sousa, conhecido como Edvaldo "Buíque", 44 anos, com 11 de voo. O destino era o município de Parnaguá, onde seria feita uma vistoria do TCE-PI. Antes do embarque, Xavier Neto teria dispensado o co-piloto.

O horário estimado da queda foi 10h da manhã, mas a informação não foi confirmada nos registros do Cenipa. O avião foi achado no povoado Croatá, zona rural de Eliseu Martins. Os corpos estavam carbonizados. Um avião foi cedido pelo governo do Estado para trazer os corpos a Teresina.


O governador Wilson Martins decretou luto oficial de três dias. O prefeito de Teresina, Elmano Férrer, e a presidente em exercício do TCE-PI, conselheira Waltânia Alvarenga, divulgaram nota de pesar. O presidente do TCE-PI, conselheiro Kennedy Barros, viajava representando o Tribunal em Cuiabá/MT, mas suspendeu as atividades e retornou ao Piauí.


Velórios de despedida
jaimeamorimO velório de Xavier Neto foi confirmado para Assembleia Legislativa. Natural do município de Amarante, o farmacêutico e advogado foi eleito deputado estadual no Piauí por seis vezes, tendo exercido ainda um mandato como suplente. Sua base política era o município de Regeneração. Em 1972, ele foi convocado para atuar no combate à Guerrilha do Araguaia. Em junho de 2010, foi escolhido para o TCE em vaga cedida à Alepi.



Jaime Amorim Júnior tem velório previsto para o auditório do TCE-PI. Natural de Teresina, o conselheiro substituto completaria 41 anos no dia 12 de abril. Foromado em Direito pela Universidade Federal do Piauí, ingressou no Tribunal como auditor em 1995. Também se formou delegado da Polícia Federal e atuou no Tribunal Regional do Trabalho.



Com infromações do cidadeverde