A Câmara Municipal de Floriano procedeu nesta terça-feira, 1º de fevereiro, à sessão de abertura do ano legislativo, que é o período em que os vereadores iniciam, efetivamente, o trabalho de criação das leis, rito que vai da elaboração do projeto de lei à análise pelas comissões e em seguida, a aprovação em plenário por maioria simples ou absoluta dos vereadores, como assim exigir a matéria (temática) tratada. E como é tradição, o ano legislativo é aberto com a mensagem do chefe do executivo.
Em Floriano, o prefeito Joel Rodrigues, o vice Antonio Reis e boa parte do secretariado municipal se fizeram presentes no ato solene. Depois de declarada aberta a sessão pelo presidente da casa, vereador Joab Curvina, o prefeito foi conduzido à mesa, e logo após, apresentado um documentário com um resumo das ações realizadas por sua gestão no ano passado.
Convidado a fazer sua mensagem na tribuna, Joel Rodrigues agradeceu à sua equipe de governo pelo empenho na concretização de tantas ações, apesar da pandemia, como foi em 2021. Ele destacou o trabalho desenvolvido em seis eixos: Floriano da Integração, Forte, Segura, Saudável, Cidadã e Inovadora, ressaltando a integração do município em buscar recursos para investimento em todas as áreas e que é referência na região. Joel destacou as projeções para 2022, com a previsão de grandes obras e serviços para o município, e agradeceu ao Poder Legislativo por ajudar nesse trabalho, aprovando as leis.
A sessão encerrou com a entrega pelo prefeito Joel ao presidente da Câmara, Joab Curvina, de um relatório contendo as ações realizadas pela gestão municipal em 2021 e o que está projetado para 2022. A abertura do ano legislativo é o pontapé para a realização das sessões ordinárias. Ao todo, são 8 sessões mensalmente, divididas em dois períodos de 4 sessões, no início de cada quinzena do mês e sempre às 19h.
Nesta primeira quinzena de fevereiro, as sessões vão até o dia 4, próxima sexta-feira. Como medida de segurança, para prevenção da covid-19, está permitida a participação pública no plenário apenas em 50% da capacidade da casa, com transmissão das sessões ao vivo pelo instagran ‘camaraflorianopi’, pelo site piauinoticias e pela rádio Santa Clara.
Ascom