• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

O bispo da Diocese de Floriano, no Piauí, Dom Edivalter Andrade, publicou, na noite desta segunda-feira (23), o Decreto Diocesano, com medidas de prevenção contra o coronavirus e que leva em consideração os decretos Estadual e Municipal, da Sagrada Congregação Para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos e os encaminhamentos ao Conselho Presbiteral da Diocese de Floriano.

bispo

No documento o bispo determina que o povo de Deus intensifique as súplicas, invocando a Misericórdia do Senhor pelo fim da pandemia da COVID-19; que no Mosteiro do Sagrado Coração de Jesus e da Imaculada, as missas continuem sendo celebradas diariamente, com pouca presença de fieis, e, aos domingos, seja celebrada de modo reservada para as Monjas; que na matriz de cada paróquia as missas continuem sendo celebradas diariamente, inclusive aos domingos, sem a presença do povo; que não seja realizada a procissão das oferendas; que seja suspensa a visita dos ministros extraordinários da Comunhão Eucarística aos idosos e enfermos, exceto em extrema necessidade; que o Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor, seja celebrado sem povo e sem procissão; que seja adiada a Missa do Crisma, que seria em 6 de abril na matriz de Santa Cruz, com previsão de realização nos dias 04 ou 14 de setembro; que na Quinta-Feira Santa a missa vespertina seja celebrada somente na Catedral São Pedro de Alcântara e nas igrejas matrizes de cada paróquia, retirando os rituais do Lava-pés e transladação do Santíssimo Sacramento. Também está proibida a Procissão do Fogaréu. Na Sexta-Feira Santa a celebração da Paixão do Senhor será apenas na Catedral São Pedro de Alcântara e nas matrizes das paróquias e não haverá os rituais do beijo da cruz ou da imagem do Senhor Morto, no momento da Adoração da Cruz.

No Sábado Santo a Vigília da Páscoa deverá ser celebrada somente na Catedral e nas matrizes das paróquias, sem fogueira, sem bênção do fogo do lado de fora da igreja e sem a procissão com o círio pascal. O Domingo de Páscoa será celebrado com missas nos horários de costume, na Catedral e nas matrizes das paróquias, com presença reduzida de fieis, se possível, com a transmissão por áudio ou vídeo.

O Decreto Diocesano também fala sobre o funcionamento da Cúria Diocesana internamente e com atividades essenciais, e determina a redução de gastos nas igrejas e que não haja investimentos, viagens e outras despesas nas paróquias, considerando a crise financeira prevista, pela redução drástica das ofertas e dízimo.

O documento ainda orienta que sejam adiadas as confissões, salvo os casos de extrema necessidade e obedecendo as distâncias necessárias entre o confessor e o penitente, assim como as celebrações de casamentos, formaturas, festas de aniversário e missas por falecidos, que só poderão ser realizadas em locais abertos e com número máximo de dez pessoas.

Ao final, Dom Edivalter pede que a população não se deixe tomar pelo pânico, pelo desespero ou outros sentimentos que não ajudam neste momento tão difícil. “Cuidemos de nós mesmos, cuidemos uns dos outros, respeitando as orientações sobre os contatos pessoais neste período e cuidemos especialmente dos nossos idosos e enfermos”, disse o bispo diocesano de Floriano.

ascom