Talvez seja raro para alguns, mas o certo é que no quintal da casa do agricultor Paulo, na localidade Tiuba, zona rural de Oeiras-PI, à cerca de 70km de Floriano-PI existe uma especié dessa árvore que neste periodo do ano encanta qualquer um.
A árvore é a Flamboyant ou Flamboiã que tem origem da África e foi introduzida no Brasil no século 19
Árvore se destaca pela beleza das flores vermelhas e apresenta variedades em tons mais claros. É ideal para ser cultivada em campos abertos.
Essa árvore, com suas tradicionais flores vermelhas - diga-se, as mais comuns -, é natural de Madagascar, na África e a sepécie se apresenta também em tons mais claros.
Flamboyant (Delonix regia)é árvore que pode medir cerca de 12 metros de altura e pertence à família Fabaceae.
Ela apresenta formato de guarda-sol, troncos fortes e retorcidos. Cada flor tem um cálice com cinco sépalas e uma coroa com cinco pétalas. Possui frutos, tipo vagem, que atingem cerca de 50 centímetros e tornam-se marrons quando maduros.
Devido à beleza das flores, a árvore tem forte apelo paisagístico. É recomendada para cultivo em parques, grandes jardins e campos abertos, isto porque, as raízes podem danificar as calçadas, redes de esgoto, muros e construções nas cidades.
Espécie é conhecida também como flor-do-paraíso, pau-rosa e árvore flamejante. As sementes têm leve dormência e um jeito de “acordá-las” é fazer uma imersão em água quente, por cinco a dez minutos. Duas semanas depois de plantadas, germinam.
Com informação da internet