• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Informações repassadas agora por familiares do advogado Fábio Cruz, que teve um infarto nessa noite de quarta-feira, em Floriano, dão conta de  que o mesmo está internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital da UNIMED na capital.

fabiocruz1

Dr. Fábio Cruz já passou por um cateterismo, por uma angioplastia e se recupera bem.

“Foi um susto, mas ele está bem. Ele está consciente e vem sendo acompanhado por profissionais em saúde”, disse a Eliana Cruz, irmã do advogado.

Advogado Fabio Cruz, de Floriano, é encaminhado às presas para Teresina

Cateterismo o que é?

O cateterismo cardíaco é um procedimento que pode ser utilizado para diagnosticar ou tratar doenças cardíacas. Ele consiste na introdução de um catéter, que é um tubo flexível extremamente fino, na artéria do braço ou da perna do indivíduo, que será conduzido até o coração. O cateterismo cardíaco também é conhecido como angiografia coronária.

Ele pode ser indicado no diagnóstico e tratamento do infarto ou da angina, pois examina o interior dos vasos sanguíneos e do coração, sendo capaz de detectar e remover acúmulos de placas de gordura ou lesões nestas regiões. Apesar de ser muito importante e geralmente seguro, este procedimento pode trazer alguns riscos, como:

Sangramento e infecção no local de inserção do catéter;
Lesões nos vasos sanguíneos;
Reação alérgica ao contraste utilizado;
Batimento cardíaco irregular ou arritmia, que pode ir embora sozinha, mas pode necessitar de tratamento em caso de persistência;
Coágulos sanguíneos que podem desencadear derrame ou ataque cardíaco;
Queda da tensão arterial;
Acúmulo de sangue no saco que envolve o coração, podendo impedir que o coração bata normalmente.

O que é a Angioplastia e como é feita


A angioplastia coronária é um procedimento que permite abrir uma artéria do coração muito estreita ou que ficou bloqueada pelo acúmulo de colesterol, melhorando a dor no peito e evitando o surgimento de complicações graves como o infarto.

Existem 2 tipos principais de angioplastia, que incluem:

Angioplastia por balão: é usado um cateter com um pequeno balão na ponta que abre a artéria e torna a placa de colesterol mais achatada, facilitando a passagem do sangue;

Angioplastia com stent: além de abrir a artéria com o balão, neste tipo de angioplastia, é deixada uma pequena rede no interior da artéria, que ajuda a mantê-la sempre aberta.

O tipo de angioplastia deve ser sempre discutido com o cardiologista, pois varia de acordo com o histórico de cada pessoa, sendo necessária uma avaliação médica minuciosa.

 

Da redação

FONTE: Tua Saúde