• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Na década em que completa 24 anos de existência, a oficina Procópio Ferreira festeja em grande estilo, abrindo novas turmas de iniciação teatral. Com aulas ministradas  pelo diretor de teatro Luciano Brandão, a oficina conta com apoio da Fundação Cultural do Estado – FUNDAC.


Participante do projeto há 10 anos, Luciano Brandão inicia as aulas da oficina no dia 5 de março, proporcionando condições para que os estudantes de teatro e a comunidade desenvolvam uma atividade artística cultural que interfira diretamente no desenvolvimento pessoal, tornando-os seres mais criativo, expressivo e consciente.


Surgida na década de 1980, a oficina de formação teatral, que acontece no Theatro 4 de Setembro, teve como ponto de partida a iniciação e formação de novos atores para Teresina, com a renovação e continuidade das gerações  anteriores de atores amadores.
A oficina de Teatro Procópio Ferreira trabalha com a formação de um grupo que surgirá após seleção de dez participantes da oficina, que serão responsáveis pelos espetáculos fixos do grupo e a construção de um repertório para a oficina, enquanto os demais integrantes terão a possibilidade de participar dos espetáculos de fim de período.


As aulas acontecerão às segundas, quartas e sextas, de 15h às 18h, no Complexo Cultural Clube do Diários / Theatro 4 de Setembro. Interessados a partir dos 12 anos de idade devem fazer as inscrições no local, a taxa será de R$ 20,00 (inscrição) e de R$ 15,00 (mensalidade). As inscrições de menores devem ser feitas pelos pais ou responsáveis. Informações 3222.7100/ 9969.3993.

Histórico


Das oficinas ministradas por Arimatan Martins, criador da oficina, o expediente teórico e prático deu lugar a primeira montagem de William Shakespeare, onde o público local assistiu pela primeira vez em palcos piauienses a peça “Romeu e Julieta”, com núcleo de atores jovens e talentosos.


Da geração inicial entraram no mercado Francisco de Castro, Marcel Julian e Maneco Nascimento - atores do grupo Harém de Teatro. Em um salto para novas propostas, a oficinas se consolidou na década de 1990, expressão e reconhecimento da prática de encenar sempre, primando pela qualidade de melhor realizar leituras críticas interpretativas e dramáticas, interpretação propriamente de cena, expressão de corpo e construção de personagem, criatividade e montagem de espetáculos, reinventando as mais diversas técnicas.
Em 1998, dentro das comemorações de reinauguração do Theatro 4 de Setembro, a oficina estreou “Sonho de uma noite de Verão” de Shakespeare. No mesmo período a oficina recebeu oficialmente o nome de Oficina de Teatro “Procópio Ferreira”, ocasião em que sua filha Bibi Ferreira descerrou a placa inaugural do novo nome. Dessa nova formação de atores surgiram: Luciano Brandão (ator e diretor), Franklin Pires, Bid Lima Layane Hollanda, Alex Zantelli, Elielson Pacheco, Ray Fernandes, entre outros.


A oficina, no propósito de valorização do teatro brasileiro e sua rica dramaturgia, desenvolveu então a Fase Nelson Rodrigues com as peças “Os Sete Gatinhos”, “Dorothea” e ainda iniciou os estudos de “Viúva, porém honesta”.

 

Fundac