Uma programação foi elaborada pela Associação dos Portadores de Câncer de Floriano para o ano de 2014 e muitas das ações definidas em reunião começam a ser colocada em prática. A entidade visa trabalhar com as pessoas que sofrem com todos os tipos de câncer e ainda, em determinados casos, ajudam as famílias mais necessitadas com alimentos.
A iniciativa partiu há oito anos e está a frente atualmente da Associação, a moradora do bairro Viazul, Raimunda Aquino. O bairro citado é onde está instalada a sede. “Estamos com algumas dificuldades, mas a Associação está andando”, disse a presidente.
Os familiares e até mesmo a pessoa que está em tratamento de saúde recebe apoio de alguma forma da entidade, disse. “São ajudas com passagens e na maioria das vezes para Teresina, onde muitas pessoas possam por tratamento. Tentamos conseguir as passagens para pessoas que estão passando pelo processo de radioterapia e quimioterapia”, explica Raimunda.
Ela coloca que há programa de rádio numa emissora local com o objetivo de difundir os temas da entidades e também conseguir apoio. A sede da Associação fica na Rua José Tavares,415, bairro Viazul. Há uma conta da Associação na Caixa Econômica, agência local, e as pessoas que tiverem interesse em depositar qualquer valor é so procurar a própria agência citada. Raimunda disse que tem recebido muitas ajudas e citou um fato interessante. "Nao sei quem, mas alguém está ajudando, pois às vezes que precisamos para levar um paciente para Teresina, nós nos dirigimos a CEF e sempre há um dinheiro lá". As doações dos próprios sócios e de populares não sócios, é que tem mantido em andamento a entidade.
Da redação
IMAGEM: piauinoticias.com