A meteorologista da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) Sônia Feitosa falou sobre o que pode ter ocasionado os fenômenos que ocorreram em Teresina neste fim de semana. No sábado foi registrada uma forte ventania na Zona Leste da capital. Já no domingo, 5, choveu granizo na Zona Sudeste e internautas registraram o fenômeno.

 

Sônia explica que a chuva de granizo é rara, mas pode acontecer em dias com temperaturas elevadas quando ocorre a junção do ar quente com uma nuvem de tempestade localizada na atmosfera.

 

“Em um dia de calor, o ar quente sobe levando vapor de água para a atmosfera. Quando chega lá, este ar quente pode encontrar uma nuvem de tempestade que fica localizada a 15 km da superfície. Por conta da união de ar quente com o frio as gotas se formam e depois congelam. Dentro da nuvem, elas fazem movimento de sobe e desce até ficarem pesados e cair formando pedaços pequenos de gelo”, explicou.

 

Sobre a ventania registrada no sábado, Sônia comentou que o fenômeno ocorreu de forma localizada em alguns pontos da cidade. “Os ventos fortes acontecem quando o tempo está quente e começa a mudar devido a uma precipitação. Não é nada de devastador e aconteceu em locais isolados”, disse.

 

 

Durante a forte ventania no sábado, uma árvore natalina com 45 metros de altura caiu e deixou uma das faixas da Avenida João XXIII interditada. Um grande congestionamento se formou no local.

 

 

G1PI