• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

O Dia da Criança foi comemorado pela Associação Brincantes do Folclore Nordestino de maneira muito especial, apresentando o espetáculo Infantil "Ratimbum! pararatimbum!". Com texto de Paulo Sacaldassy e direção do Produtor Cultural Leonardo Carlos o espetáculo foi apresentado em   Floriano no Espaço Cultural Maria Bonita,  e ainda em Simplício Mendes, São Miguel do Fidalgo, Pedro Laurentino, Paes Landim e São Francisco do Piauí, sempre em praças públicas.
ratimbumpaeslanddimA montagem lança um olhar expressivo sobre o resgate das antigas brincadeiras infantis que ao longo dos anos veem perdendo lugar e destaque para os brinquedos eletrônicos e tecnológicos, fazendo com que a criança perca a identidade adquirira pelos nosso antepassados como brincar de roda, amarelinha, cabra cega e tantas outras brincadeiras que estão caindo no esquecimento.


Segundo o diretor Leonardo Carlos, o espetáculo não se limita ao público infantil, mas agrada igualmente aos adultos que se divertem com as questões abordadas, de forma bem humorada, sobre o mundo moderno. “O texto ainda estimula as crianças ao importante hábito da leitura”, diz.



"É muito gratificante ver a reação das crianças quando a Bruxa Papão entra cena, sustos e muita gritaria mostra que a personagem foi bem apresentada e essa emoção é tudo que o artista necessita", declara Annysia Carvalho que interpreta a Bruxa Papão.


O Espetáculo "Ratimbum! Pararatimbum!" foi premiado no 4º PROFEST - Festival Nacional de teatro que aconteceu na cidade de Congonhas / Minas Gerais nos dias 1,2 e 3 de Maio de 2012, melhor espetáculo infantil e melhor atriz coadjuvante para a atriz Annysia Carvalho. Em 2013 foi teve indicação de melhor atriz para a atriz Annysia Carvalho, melhor espetáculo e melhor direção no Festival Nacional de Teatro - Pontos de Cultura e Grupos Independentes realizado nos dias 18 a 22 de Setembro na cidade de Floriano - PI.

O Espetáculo

O espetáculo inicia com "Piri e Lampo" que são dois bonecos fantoches que com suas histórias engraçadas incentivam o gosto pela literatura de cordel, contando os seus contos de forma lúdica e valorizando o saber cultural cordelista.

A peça conta a história de um reino mágico, em que Julinho e Clarinha vão ajudar a Boneca de Pano e o Soldadinho de Chumbo a salvar o velho palhaço das garras da terrível Bruxa Papão que já hipnotizou todas as crianças com seus programas infantis e agora está atrás da alegria do palhaço, para então poder dominar o mundo das crianças.Uma aventura, onde as crianças vão conhecer através dos personagens, antigas brincadeiras infantis, resgatando o verdadeiro sentido de ser criança.

Luzes, cores e efeitos especias dão vida aos personagens, através de pesquisas voltadas para o mundo circense o grupo inseriu a magia do circo em seu contexto cênico, dando um toque todo especial ao espetáculo que cinquenta minutos de duração.


Produção: Associação Brincantes do Folclore Nordestino

Elenco:     Annysia Carvalho - Bruxa Papão
                 Annyane Carvalho - Clarinha
                 Leonardo Carlos - Palhaço Pimpim
                 Leonardo Manoel - Soldadinho de Chumbo
                 Larissa carnib - Boneca de pano
                 Wesbenilton Almeida - Julinho

Sonoplastia: Raul Galvão
Iluminação: Samuel Benício



Brincantes Produções
Assessoria de Comunicação
Annysia Carvalho - Produtora Cultural
(89) 9416-8345
(89) 3521-5513
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Blog: brincantesnordestino.blogspot. com
Facebook:https://www.facebook. com/brincantes