• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

sambacaceteA Casa da Cultura vai receber no início de outubro mais uma atração da 16ª edição do Sonora Brasil, que teve início em julho. É mais uma iniciativa que integra a programação de aniversário da Casa, que completou 19 anos em agosto. Dessa vez o show fica por conta do Grupo Samba de Cacete da Vacaria, do estado do Pará.

 

A apresentação acontecerá no dia 04 de outubro, a partir das 19:00h. O projeto busca despertar no público um olhar crítico sobre a produção e sobre os mecanismos de difusão de música no país, incentivando novas práticas e novos hábitos de apreciação musical, promovendo apresentações de caráter essencialmente acústico, que valorizam a pureza do som e a qualidade das obras e de seus intérpretes. Em julho a Casa da Cultura recebeu o grupo gaúchoAlabê Oni e em agosto foi a vez do grupo Raízes do Bolão.

 

O Grupo Samba de Cacete da Vacaria, atração de outubro, é formado por pessoas que mantém relações familiares e de vizinhança e que participam regularmente de atividades sociais onde se pratica o samba de cacete. Seus integrantes, em sua maioria, são moradores da zona rural da cidade de Cametá e vivem da produção agrícola.

 

Uma das situações sociais mais recorrentes relacionadas ao samba é “o convidado”. Trata-se de um movimento de solidariedade e união de forças, quando uma pessoa da comunidade vai preparar o terreno para o plantio e todos se juntam para ajudar. Da limpeza do terreno ao plantio o samba de cacete é tocado no intuito de animar o grupo pra que o trabalho seja feito.

 

O grupo é formado por tamboureiros e cantadeiras/sambadeiras e seus cânticos são acompanhados por dois “tambouros” e mais um percussionista que toca os cacetes. Tem a liderança do Mestre Benedito Moia e conta também com a participação de Ângela Meireles, Maria de Jesus, Manoel Maria, Maria das Graças, Marineu Cruz, Raimundo Moia e Nair dos Prazeres.

 

acessepiaui