• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

museuAlunos do quinto período do curso de Comunicação Social - habilitação Jornalismo da Universidade Federal do Piauí (UFPI) conquistaram o primeiro lugar entre os trabalhos inscritos no XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, categoria "Melhor Produto em Jornalismo Digital", etapa nacional, realizado no período de 03 a 07 de setembro em Manaus - AM. Durante a terceira etapa (nacional) da XX Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom 2013), uma realização da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), a página eletrônica "Museu, a outra sala" foi premiada como produto que melhor aplica a linguagem jornalística para a plataforma digital dentre os inscritos em 2013.

 

A produção dos alunos Amanda Nôleto, Carolina Oliveira, Gabriela Aguiar, Tiago Lopes e Victória Holanda já fora premiada em junho como Melhor Produto em Jornalismo Digital do Nordeste durante evento realizado em Mossoró - RN. O Especial Multimídia e Hipermídia foi produzido pelos estudantes como trabalho de conclusão da disciplina de Webjornalismo do curso de Jornalismo da UFPI, ministrada no período 2012.2, sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Jan Alyne Barbosa.

 

A página desenvolvida pelos estudantes apresenta o projeto "A outra sala", uma realização da Associação dos Amigos do Museu do Piauí (AAMPI), da Secretaria de Educação e Cultura (SEDUC/PI) e da Fundação de Cultura do Piauí (FUNDAC/PI). Percorrendo uma narrativa multimidiática, o usuário tem acesso a um passeio pelas salas do Museu do Piauí e confere - em imagens, vídeos, infográfico e textos - a importância do projeto para ampliar a frequência de visitações a seu acervo histórico.

 

 

Aluno do 5º período de Jornalismo, Tiago Lopes apresentou produção webjornalística no Expocom Nordeste e destacou a intenção do grupo em "explorar um tema que, de alguma forma, apresentasse caráter inovador e representasse um benefício para os piauienses". Ele relata que, de início, os estudantes se dispuseram a abordar "uma possível reforma na estrutura do museu. Chegando ao espaço e conhecendo o projeto 'Museu, a outra sala', logo foi despertado o interesse por aprofundar-se no tema".

 

Ufpi