• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

A deputada Margarete Coelho (PP) apresentou Projeto de Lei que declarado patrimônio cultural do Estado do Piauí. A proposta já foi lida em plenário, agora, será objeto de discussão e votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O parágrafo único do artigo 1º do projeto estabelece que, será denominado Piauiês a pronúncia da  língua portuguesa que é característica do Piauí, bem como as palavras e expressões típicas do Estado.

 

Na justificativa a deputada Margarete Coelho informa "que, a partir da rápida difusão da linguagem piauiense com a publicação do "Piauiês" os grandes estudiosos de idioma, como Antônio Houaiss, relaciona a terminologia ao Grande Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa" a "Grande Enciclopédia Internacional de Piauiês" entre as suas obras de referência.

 

Trata-se de manifestação cultural como a música e a literatura piauiense e reforça o piauiês como parte fundamental da identidade dos cidadãos do Piauí. Dessa forma, a pronúncia, palavras e expressões piauienses tem caráter e importância local e nacional.

 

Margarete Coelho cita algumas expressões típicas do Piauí: Aperriado, é sinônimo de medo e nervoso. Arre Égua, é uma interjeição que pode significar qualquer coisa a depender do tom de voz e da ocasião (alegria ou irritação). Outros termos do "Piauiês" são: Pau Mandado, é a pessoa mandada por outra. Abestado significa "ser besta". Custar no Piauiês é o mesmo que demorar. Gastura, significa mal estar. A pessoa inconveniente. A expressão Pelejar é "tentar exaustivamente".

 

Regional - Da mesma forma várias publicações e estudos dialetais são usados nos Estados da Bahia, com o "baianês", em Alagoas, é falado "o alagoanês"; em Pernambuco "o pernambuquês" e, no  Ceará fala-se "o cearês". O jornalista, escritor Paulo José Cunha é autor da "Grande Enciclopédia Internacional de Piauiês", mais tarde transformado em livro, hoje, na quinta edição.

 

 

Alepi

piauinoticias.com