juninaUma das manifestações culturais mais tradicionais do Brasil, as Festas Juninas entrarão no calendário de promoção do mercado internacional de turismo. Durante reunião promovida pela Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), em Brasília, com a diretoria da instituição e ainda com secretários de Turismo e Cultura de 12 estados, foi discutida a participação de grupos culturais na Copa do Mundo de 2014. O objetivo é traçar metas para 2014, ano da Copa do Mundo do Brasil.

 

Do Piauí, a presidente da Fundação Estadual de Cultura (Fundac), Bid Lima, marcou presença na reunião, assim também como representante da Secretaria de Turismo. Esse foi o primeiro de uma série de encontros que ainda ocorrerão até a definição do que cada estado e capital vai apresentar.

 

O presidente da Embratur, Flavio Dino, acredita que é preciso agregar os festejos juninos ao calendário nacional de promoção turística do país. “Esses são nossos objetivos para garantir a internacionalização desse evento, que marca a identidade nacional e a diversidade brasileira como traços distintos e únicos no mundo”, afirmou.

 

As estratégias englobam ações de comunicação, como a promoção da viagem de jornalistas internacionais durante os festejos (já a partir deste ano), a inclusão dos eventos no calendário de ações da Embratur, além de campanhas de publicidade.

 

Segundo Flávio Dino, pesquisas evidenciam que para o turista estrangeiro, a cultura brasileira é um dos principais atrativos que temos. Ele enfatizou a necessidade de divulgar os festejos juninos em feiras, workshops e seminários, e ainda a capacitação de agentes e demais pessoas responsáveis por esse intercâmbio turístico.

 

govpi