• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

Teresina e alguns municípios vizinhos à capital foram surpreendidos com uma forte chuva na noite dessa terça-feira, 8.  A precipitação atmosférica surpreendeu até mesmo alguns meteorologistas.   De acordo com Sônia Feitosa, meteorologista da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, estava previsto pancadas de chuvas para a Capital e os municípios de Altos, Campo Maior, Demerval Lobão, entretanto, a chuva ficou acima do nível da média para um único dia.

 

“Ao analisar os mapas observamos uma concentração de nuvens carregadas nestas regiões, porém choveu mais do que o esperando. Em Teresina, por exemplo, choveu 51 milímetros, o que representa 25% do esperado para o mês de janeiro. Há previsão de 195 mm de chuvas para este mês”, disse Sônia.

 

A metereologista também diz que ainda neste mês de janeiro o período chuvoso iniciará nos municípios localizados na região Norte do Piauí. Segundo ela, as chuvas serão intensificadas nos meses de fevereiro e março.

 

"Enquanto a região Norte recebe as primeiras chuvas, as cidades da região Sul do Piauí registram o processo inverso, pois nestas localidades o período chuvosos iniciou em novembro e a partir de agora as chuvas serão menores”, explica.

 

Sônia afirma ainda que em relação ao nível dos rios Parnaíba e Poti, a situação ainda não é preocupante. “O Parnaíba registrou um pequeno aumento no dia 4 de janeiro em Floriano, mas nada tão preocupante.  O Poti também está em seu nível normal, até o momento”, diz.

 

No Aeroporto Senador Petrônio Portela, em Teresina, o voo que sairia às 6h20 de Teresina com destino à Brasília foi cancelado por conta das condições climáticas. De acordo com a Superitendência da Infraero, a aeronave não conseguiu pousar no horário previsto e retornou para a cidade de Fortaleza, no Ceará.

 

 

G1 PI