• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

Anjo Torto, existencialista e intenso. Este lado de Torquato Neto já conhecido teve um começo e é isso que os livros “Juvenílias” e “O george29112012Fato e A Coisa” devem revelar aos admiradores do poeta piauiense. As duas obras inéditas serão lançadas nesta quinta-feira, 29, em Teresina e mostram poemas de um jovem Torquato que ainda não tinha chegado à então capital do país, Rio de Janeiro.

 

George Mendes (foto), que é primo direto do poeta e curador de sua obra, explica que teve acesso a estes escritos de Torquato em 2010, quando a viúva do poeta, Ana Maria Silva de Araújo Duarte, lhe enviou o acervo artístico torquateano. “Supunha-se que o melhor de Torquato havia sido publicado e que a obra estivesse se esgotado. Mas eu descobri muita coisa. Que a obra musical do Torquato tinha 33 títulos apenas, hoje tem mais de cem títulos. Que ele tinha reunido esse livro ‘O Fato e a Coisa’, mas não tinha publicado. Então eu reuni outros poemas que ele escreveu em Teresina, Bahia e na chegada ao Rio até 1963 no livro ‘Juvenílias’”, diz

 

Segundo George, os poemas a serem lançados hoje, são de um Torquato adolescente até chegar aos 18 anos, que, apesar da juventude, demonstra a sua essência claramente. “Você encontra um poeta com textos densos e bem formatados que não parecem textos de um garoto. Causa espanto a genialidade e até a violência, a visceralidade, mas também é possível ver um Torquato romântico, meigo”, descreve o primo do poeta.

 

Todo o material está sendo trabalhado e pode render mais obras do Anjo Torto. “A obra conhecida do Torquato é a que ele produziu dos 18 aos 28 anos. Estamos também preparando dois discos só com músicas inéditas e um documentário além da volta do site”, finaliza.

 

O lançamento acontecerá no Espaço Êpa, na Av. Anfrísio Lobão, 1200, Jockey.

 

Cidadeverde